Em Mato Grosso, todas as mortes por chikungunya, em 2025, ocorreram em pessoas com mais de 60 anos, segundo dados de uma análise técnica sobre óbitos causados por arboviroses feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e divulgada nesta sexta-feira (7).
Das 24 mortes por chikungunya no país, neste ano, 22 foram registradas em Mato Grosso. O número ultrapassa o registro de 2024.
O levantamento também revela que grande parte das vítimas apresentavam doenças preexistentes, como hipertensão, que foi registrada em 14 casos. Segundo a SES, pessoas com essa doença são mais suscetíveis a complicações graves causadas pelas arboviroses.
Veja abaixo em quais municípios as mortes foram registradas:
Número de casos de chikungunya
No Brasil, há mais de 36,2 mil casos prováveis da doença, sendo 18 mil somente em Mato Grosso, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
De acordo com a SES, a maioria dos casos (62, 88%) foram registrados em mulheres, enquanto que 36,98% foram registrados em homens.
A faixa etária que mais registra casos de chikungunya é acima de 65 anos, com 2,6 mil casos notificados.
Em Mato Grosso, cinco pessoas morreram por dengue em 2025. O perfil das vítimas é semelhante ao das mortes por chikungunya.
Conforme o levantamento, foram três vítimas do sexo masculino e duas do sexo feminino. A faixa etária mais afetada foi a de 50 anos ou mais, com doenças preexistentes hepatopatias, diabetes e doença renal.
Para combater o mosquito aedes aegypti, a população deve:
❗O ministério alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas.
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da chikungunya são:
Já a dengue nem sempre apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Como saber se você está com dengue e se é grave
Entre as doenças causadas pela mosquito aedes aegypti, ainda tem a zika. A doença nem sempre apresenta febre, ou em alguns casos, a febre é baixa. Entre outros sintomas, estão:
❗ Embora geralmente seja uma doença autolimitada, a infecção por zika durante a gestação pode causar microcefalia e outras malformações no feto.
Bruna Patrícia da Silva Pessoa, de 31 anos, saiu da casa onde mora, entrou em…
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) é autor de duas importantes leis que fortalecem o…
Uma pintura retrata o animal agachado às margens do rio e, à medida que o…
A Defesa Civil de Mato Grosso está auxiliando o município de Rosário Oeste (a 105…
Sorteio realizado nesta quinta-feira (12) também contemplou outras 1.008 pessoas que pediram o CPF na…
Para acompanhar a situação do rio Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) já organiza…