🌘Moradores de Mato Grosso puderam acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025, durante a madrugada desta sexta-feira (14).
O evento atingiu a totalidade às 3h58 (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobriu completamente a Lua, que ficou avermelhada devido à ausência de luz solar direta. Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue“.
Em Cuiabá, a estudante Jhenifer Nascimento, de 29 anos, registrou o fenômeno raro no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ela estava acompanhada do professor de física da universidade, Pablo Munayco Solorzano. As fotos foram feitas com uso de um telescópio e uma câmera específica para astrofotografia.
🌑 O que é um eclipse lunar total? É o momento em que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente.
🌖 Por que é chamada de Lua de Sangue? Quando a sombra da Terra cobrir completamente a Lua, ela ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
A homenagem havia sido retirada no dia 12 de janeiro, mesma data do falecimento da…
Novos investimentos de mais R$ 4,3 milhões foram anunciados pelo vice-governador Otaviano Pivetta durante agenda…
Presidente do PT de Mato Grosso, ex-deputada federal Rosa Neide, diretora executiva da Companhia Nacional…
O pintor José Jandro de Souza, de 50 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (5)…
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está convocando mais 1.125 novos candidatos classificados…
A Arena Pantanal será a passarela, pelo segundo ano consecutivo, do Desfile de Carnaval, que ocorre…