Cuiabá prorrogou situação de emergência por avanço da chikungunya, dengue e zika — Foto: Iphan
A Prefeitura de Cuiabá prorrogou por mais 60 dias o decreto de situação de emergência na saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de dengue, zika e chikungunya no município. A decisão, publicada na terça-feira (26), mantém as ações de combate iniciadas em janeiro.
O município registrou 20 mortes causadas por chikungunya, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde. Além disso, o levantamento revela que, nos três primeiros meses do ano, foram registrados 7.189 casos da doença.
A medida reforça a necessidade de recursos federais e mantém ações de prevenção, como fiscalização de focos do mosquito Aedes aegypti e campanhas de conscientização. A prefeitura alerta que a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do vetor.
🦟🚫O decreto prevê:
❗O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas.
Os principais sintomas da chikungunya são:
Já a dengue nem sempre apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Entre as doenças causadas pela mosquito Aedes aegypti, ainda tem a zika. A doença nem sempre apresenta febre, ou em alguns casos, a febre é baixa. Entre outros sintomas, estão:
❗ Embora geralmente seja uma doença autolimitada, a infecção por zika durante a gestação pode causar microcefalia e outras malformações no feto.
Paulo Freitas também trabalhava como motorista de aplicativo na cidade. O advogado Pauto Freitas está desaparecido…
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou da entrega de 41 novos ônibus do transporte…
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), avalia que diminuiu a sobrecarga na fila dos atendimentos…
As investigações da Operação CNPJ na Cela, deflagrada na última terça-feira (3) pelo Comitê Interestadual…
Até o dia 1º de abril está proibida a exploração florestal sustentável em Mato Grosso.…
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na quarta-feira (4), explicou durante entrevista à rádio Jovem…