Categories: Featured

Vacina contra Influenza: Cuiabá atinge apenas 7% do público-alvo durante campanha | Mato Grosso

A campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá atingiu começou no dia 7 de abril e atingiu apenas 7% do público-alvo antes do feriado prolongado. De um total estimado de 138 mil pessoas, apenas 12.252 foram imunizadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% desse grupo até o fim da campanha.

A vacina protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está sendo oferecida em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Fazem parte do grupo prioritário:

  • crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • ⁠gestantes
  • ⁠puérperas
  • ⁠idosos a partir de 60 anos
  • ⁠povos indígenas e quilombolas
  • ⁠pessoas em situação de rua
  • ⁠profissionais da saúde, da educação, das forças de segurança e salvamento
  • caminhoneiros
  • ⁠trabalhadores do transporte coletivo
  • ⁠portuários
  • ⁠funcionários dos Correios
  • ⁠pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas ou condições clínicas especiais
  • população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

 

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencimento a algum grupo prioritário, um comprovante como laudo médico ou documento funcional.

A secretária adjunta de Atenção Primária da Saúde, Catarina Célia de Araújo, alerta que a vacina passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos. “Este ano, gestantes, idosos e crianças até cinco anos, 11 meses e 29 dias terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, afirmou.

Dia D de vacinação

 

A Prefeitura de Cuiabá informou que o Dia D de vacinação está marcado para o dia 10 de maio, com todas as unidades funcionando com atendimento especial para ampliar o acesso à vacina.

O Noroeste

Recent Posts

Adolescente é apreendido suspeito de matar a tiros outro estudante em frente a escola em MT

Ele foi detido em flagrante e responderá a ato infracional análogo ao crime de homicídio,…

21 minutos ago

Carnaval e grandes eventos religiosos devem reunir cerca de 400 mil pessoas em Cuiabá

As festividades do Carnaval 2026, principal festa popular do Brasil, desta semana em Cuiabá começam…

25 minutos ago

Fellipe Correa toma posse na vaga de Chico 2000 na Câmara de Cuiabá I MT

O secretário de Relações Institucionais de Cuiabá, Fellipe Correa (PL), será empossado vereador nesta quinta-feira…

25 minutos ago

Escritora de MT desaparecida há 3 dias é encontrada no RS

À polícia, ela contou que queria passar um tempo longe e, por isso, não avisou…

26 minutos ago

Governo de MT oficializa concessão do Terminal Turístico da Salgadeira ao Sesc

O Governo de Mato Grosso formalizou, nesta quarta-feira (11), a entrega da concessão do Complexo…

29 minutos ago

ALMT aprofunda apuração sobre acordo envolvendo restituição de ICMS à Oi

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quarta-feira (11), uma oitiva para esclarecer…

30 minutos ago