Categories: Destaque MTMT

IPVA de veículos com placas finais 5, 6 e 7 pode ser pago com desconto de 3% até esta terça-feira (22)

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7 devem ficar atentos ao prazo para garantir o desconto de 3% no pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. O benefício é válido até esta terça-feira (22.4).

Após essa data, o contribuinte poderá optar pelo parcelamento do imposto em até oito vezes consecutivas ou realizar o pagamento integral sem desconto até o dia 30 de abril.

O calendário de vencimento do IPVA 2025 foi organizado de acordo com o final da placa, com prazos distribuídos entre os meses de março, abril e maio. Para os veículos com placas terminadas em 8, 9 e 0, o desconto de 5% será concedido até 12 de maio, e o de 3% até 20 de maio. O prazo final para pagamento sem desconto ou da primeira parcela será 30 de maio de 2025.

No caso de parcelamento, cada parcela deve ter valor mínimo equivalente a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT) vigente no mês. Todas as parcelas devem ser quitadas até dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação.

As guias para pagamento estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Fazenda (www.5.sefaz.mt.gov.br). O contribuinte pode emitir o documento informando o número do Renavam ou do chassi do veículo.

Para quem perdeu o prazo

Proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 que não pagaram o IPVA em março perderam o direito ao desconto. Os valores agora estão sujeitos à cobrança de juros e multa por atraso, mas ainda podem ser parcelados em até seis vezes.

Desconto do Nota MT

Participantes do programa Nota MT também podem obter abatimento adicional no IPVA. Os pontos acumulados podem ser utilizados para desconto de até R$ 700, valor que pode ser somado aos descontos previstos no calendário.

Para isso, é necessário acessar o site ou aplicativo do Nota MT e resgatar os pontos antes de emitir a guia de pagamento. Após a confirmação da aplicação do desconto, o contribuinte pode escolher a forma de pagamento e gerar o boleto no site da Sefaz. O resgate dos pontos deve ser feito com pelo menos dois dias de antecedência ao vencimento do imposto, conforme o final da placa.

O Noroeste

Recent Posts

Alagoana está há 10 dias desaparecida em MT; filhos são encontrados sozinhos

Bruna Patrícia da Silva Pessoa, de 31 anos, saiu da casa onde mora, entrou em…

2 horas ago

Leis de Botelho fortalecem proteção à infância e valorizam o Carnaval em MT

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) é autor de duas importantes leis que fortalecem o…

2 horas ago

VÍDEO: moradores se reúnem às margens de rio para ver onça-pintada ‘bebendo água’ durante cheia em MT

Uma pintura retrata o animal agachado às margens do rio e, à medida que o…

2 horas ago

Defesa Civil de Mato Grosso envia apoio técnico a Rosário Oeste após chuvas intensas

A Defesa Civil de Mato Grosso está auxiliando o município de Rosário Oeste (a 105…

2 horas ago

Moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum ganham R$ 350 mil; veja lista completa

Sorteio realizado nesta quinta-feira (12) também contemplou outras 1.008 pessoas que pediram o CPF na…

2 horas ago

Wilson Santos organiza 3ª Expedição Fluvial para mapear irregularidades no rio Cuiabá

Para acompanhar a situação do rio Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) já organiza…

2 horas ago