Categories: ALMT

Wilson Santos destaca benefícios da Reforma Agrária aos pequenos produtores


Política de Reforma Agrária executada pelo Governo Federal já beneficiou vários produtores rurais em todo o país, proporcionando a geração de trabalho e renda para o sustento das famílias que vivem no campo e, consequentemente, garantindo o alimento na mesa do cidadão. Com mandato voltado à cidadania, justiça social e promoção de oportunidades, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) presenciou, nesta segunda-feira (21), um caso de sucesso na região da Serra de São Vicente do pequeno produtor, José Aparecido dos Santos – conhecido por Zé do Trator – que foi contemplado pelo programa.

“Uma belíssima história de alguém que começou como assentado, com o Programa de Reforma Agrária e, hoje, é o maior produtor de verduras de Mato Grosso. Ele atende mais de 40 municípios e gera mais de 70 empregos e é um dos casos mais interessantes de crescimento que eu conheci em nosso Estado. Em 2000, ele ganhou um lote de 12 hectares do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), está nesta área há 25 anos e, atualmente, atende os grandes supermercados de Cuiabá e de todo o Mato Grosso”, relatou o parlamentar.

Ele acrescenta que já tem atuado na regularização fundiária de diversas propriedades de assentamentos em Mato Grosso, promovendo a transferência de títulos de propriedade aos beneficiários da Reforma Agrária. Um dos exemplos é a indicação n.º 2.885/2019 de sua autoria, para que o governo estadual intervenha junto ao Incra para a entrega dos títulos definitivos aos assentados, garantindo segurança jurídica e valorização da terra para centenas de famílias.

“Muitos assentados esperam o título, em caráter definitivo, da propriedade rural, pois é um bem importante para as suas vidas. Afinal, a titulação garante a propriedade da terra e, ainda, contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária. Para os beneficiários que receberam o título de Contrato de Concessão de Uso, passam a também ter acesso aos créditos disponibilizados pelo Incra e outros programas do Governo Federal”, explica Wilson.

No caso do Zé do Trator, que recebeu o lote do Incra, em 2000, conta que começou pequeno, com uma horta no chão e, em 2014, conseguiu ampliar a sua produção com o uso de técnica da hidroponia e semi-hidroponia – em que há o cultivo de plantas sem a utilização de solo, onde as raízes são imersas em uma solução nutritiva com água. “Comecei nesta terra e tinha um problema por constar argila e acabava que no período da chuva não conseguíamos produzir nada”, explica o produtor que hoje conta com a parceria do seu único filho, Willian Gustavo dos Santos, que abastece diariamente dois caminhões para atender Cuiabá e outros clientes de municípios com uma distância de mais de mil quilômetros, a exemplo, da região norte de Mato Grosso.

“É gratificante vermos esses resultados, com a oportunidade de acesso à propriedade de terra, que transforma vidas de famílias com a produção de alimentos básicos, reduz a migração campo-cidade, abastece os estabelecimentos comerciais e manutenção dos serviços no meio rural”, concluiu Wilson Santos. 

O Noroeste

Recent Posts

Avião agrícola cai na BR-070, mata piloto e interdita estrada em MT; Video

Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar da queda na estrada, nenhuma veículo foi atingido. Um…

16 minutos ago

Produtor rural morre dois dias após ficar preso às ferragens de caminhonete em acidente na MT-140

Francisco Ademar Fuhr foi socorrido com fratura na perna e no braço direito, além de…

22 minutos ago

Procuradoria Especial da Mulher da ALMT lança campanha “Carnaval de Respeito”

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lançou, nesta quarta-feira…

24 minutos ago

Cuiabá terá ponto facultativo no Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas e servidores param por 5 dias

A Prefeitura de Cuiabá informa que não haverá expediente nos órgãos da administração municipal durante…

1 hora ago

Obras da MT-402 serão retomadas em abril no Distrito do Aguaçu

Paralisação no trecho entre a MT-010 e o distrito ocorre devido ao período chuvoso, enquanto…

1 hora ago

Justiça nega soltar Sandro Louco e mantém líder do CV na PCE após considerar fugas e condenações

O juiz Geraldo Fidelis, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, rejeitou o pedido da defesa…

3 horas ago