Categories: Politica MT

“não venha me fazer de otária”


Conteúdo/ODOC – A deputada estadual Janaina Riva (MDB), denunciou durante a sessão plenária nesta quarta-feira (30), uma suposta articulação dentro do Governo de Mato Grosso para impedir o pagamento de emendas parlamentares de sua autoria. A parlamentar relatou um episódio envolvendo um prefeito do interior e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que teria afirmado, diante de testemunhas, que não pagaria as emendas destinadas por ela.

“Quero dizer ao secretário Fábio Garcia: vai pagar cada centavo das minhas emendas. E se não pagar, vai me enfrentar com muita força aqui na Assembleia de uma forma que ele nunca viu”, declarou Janaina. “Esse é um direito que me foi dado nas urnas. Se quer me perseguir, que use aquilo que é dele. Mas ele não vai usar dinheiro público para perseguir deputada.”

A deputada, que é a mais votada da atual legislatura e a única mulher no Parlamento estadual, reforçou que não aceitará retaliações e exigiu respeito. “Me expôs na frente de todo mundo, como mulher, como deputada. Não pense que vai me fazer de otária. Não pense”, afirmou.

A denúncia ocorre em meio à repercussão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7807, ajuizada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) no Supremo Tribunal Federal (STF), que visa anular trecho da Constituição Estadual sobre a execução obrigatória de emendas de bancada e de bloco parlamentar. Para Janaina, o movimento do governo é uma tentativa de desmobilizar a atuação parlamentar e transformar a Assembleia Legislativa em um “puxadinho do Palácio Paiaguás”.

“Quer entrar na Justiça para acabar com emenda de bancada e está todo mundo quieto. Está achando que a Assembleia é o quê? Que é feita só de pau-mandado? Eu não sou pau-mandada”, afirmou.

A parlamentar também criticou o que classificou como uma “chantagem barata” e alertou para possíveis práticas de uso político da estrutura estatal por parte do secretário. “Vou atrás de cada centavo de emenda que me é devido, porque não é meu, é dos municípios. Agora ficar fazendo campanha de deputado federal com dinheiro do Estado? Prometendo três, quatro, cinco milhões? Opa, pera aí. E nós aqui só assistindo? Comigo não”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Presidente prevê baixa renovação na Assembleia e aposta em reeleição de até 23 deputados

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…

11 horas ago

Justiça aponta falta de provas e livra ex-deputado estadual de pagar R$ 4,9 milhões em MT

A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…

11 horas ago

Pivetta nega definição de Fábio Garcia como vice em sua chapa: “boato” I MT

Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…

11 horas ago

Menina de 3 anos morta afogada em parque aquático no ES era de MT e curtia 1ª viagem à praia

Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…

11 horas ago

Polícia Militar continua combate às facções criminosas e deflagra segunda fase de operação em Cáceres

O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…

12 horas ago

Operação do Ibama intercepta madeira nativa ilegal na região Amazônica de Mato Grosso

Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…

12 horas ago