Categories: Politica MT

Senadores de Mato Grosso se posiciona contra aumento de cadeiras na Câmara I MT

A proposta visa aumentar o número de cadeiras, tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa do Estado.

Os três senadores por Mato Grosso — Margareth Buzetti (PSD), Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL) — se posicionaram contrários à proposta aprovada pela Câmara dos Deputados que amplia de 513 para 531 o número de parlamentares federais. Eles criticam o aumento de gastos públicos e a falta de respeito à proporcionalidade populacional entre os estados.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a senadora Margareth Buzetti chamou atenção para o impacto financeiro da medida. “Você sabia que por ano o seu imposto paga dois bilhões para manter deputados e senadores aqui em Brasília? Não estou falando da conta de luz, da limpeza nem da manutenção dos prédios. Só o custo direto dos parlamentares. Salários, verbas de gabinetes, passagens, auxílios e tudo mais que envolve manter cada mandato”, afirmou.

A parlamentar ainda criticou a aprovação do aumento de 18 novas cadeiras, ressaltando que, embora o Censo do IBGE aponte para mudanças populacionais que justificariam a redistribuição de vagas, a proposta aprovada não respeita a proporcionalidade, já que estados que deveriam perder cadeiras mantiveram suas representações. “Quando a regra me favorece, eu topo. Quando me prejudica, eu mudo a regra”, declarou.

O senador Jayme Campos (União Brasil) também se manifestou contra o aumento no número de deputados em pronunciamento no Senado. “Eu quero apenas deixar claro que eu sou contra o aumento aprovado na Câmara Federal ontem da bancada federal por dois motivos. O primeiro é que o Brasil não precisa de mais parlamentares, precisa de mais eficiência. O segundo é o impacto financeiro que isso representa para os cofres públicos”, disse.

O senador Wellington Fagundes (PL) também se posicionou contra a proposta. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele criticou o impacto financeiro da medida e defendeu ajustes apenas na distribuição das cadeiras, sem aumento no número total de parlamentares. “Aumentar a gastança, jamais. O povo não aguenta mais pagar imposto, aumentar a taxa tributária e não ver o serviço chegando lá na casa do cidadão, na rua do cidadão”, afirmou. Segundo ele, é necessário respeitar o critério populacional, garantindo que estados que cresceram, como Mato Grosso, ganhem mais representatividade, enquanto aqueles que perderam população tenham suas bancadas reduzidas.

A proposta aprovada na Câmara prevê que estados como Mato Grosso, que tiveram crescimento populacional segundo o Censo de 2022, ganhem novas cadeiras. No entanto, a decisão de não reduzir o número de representantes de estados que perderam população tem sido alvo de críticas por parte de parlamentares que defendem uma representação mais equitativa e proporcional.

O projeto agora aguarda a deliberação do Senado, onde enfrentará resistência de senadores que questionam tanto o mérito quanto o custo adicional estimado em R$ 64,6 milhões anuais para a manutenção das novas cadeiras.

O Noroeste

Recent Posts

Mulher é presa após receber 60 notas falsas em encomenda em MT

Segundo a Polícia Federal, a operação foi deflagrada após o monitoramento de uma encomenda considerada…

10 horas ago

Advogado que desapareceu e teve documentos queimados é encontrado morto em MT

Paulo Freitas trabalhava como motorista de aplicativo e estava desaparecido desde quinta-feira (5). Uma agenda…

10 horas ago

Investigador é indiciado por estuprar detenta em delegacia de Sorriso

Servidor de 52 anos foi preso preventivamente após perícia confirmar abuso contra mulher que estava…

10 horas ago

Idealizada por Max Russi, Arena Celsão é inaugurada em Jaciara

Na noite desta quinta-feira (5), o município de Jaciara viveu um momento histórico com a…

10 horas ago

Carreta da Saúde da Mulher lota agenda e Secretaria reforça atendimentos até dia 10

A Carreta da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, instalada na Secretaria Municipal de…

10 horas ago

Homem é preso e diz que cometeu crime porque morador de rua havia mexido com sua irmã I MT

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam, na manhã desta sexta-feira (6), um homem suspeito de…

10 horas ago