Categories: ALMT

Audiência pública discute renovação da concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica em MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza audiência pública no dia 30 de maio, às 9h, para discutir a renovação da concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica no estado. O debate foi requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD) e ocorrerá na sala das comissões Deputada Sarita Baracat.

O parlamentar afirma que a concessão dos serviços de energia elétrica é fundamental para garantir o atendimento à população e ao setor produtivo, promovendo o desenvolvimento econômico e social do estado. No entanto, ressalta que a renovação deve ser analisada com base em diversos critérios, como a qualidade do serviço prestado, os preços cobrados, os impactos ambientais e sociais, e a capacidade da concessionária em modernizar a infraestrutura e implementar soluções inovadoras

“O aumento das tarifas, em muitos casos, tem sido um fator de insatisfação da população, sendo necessário avaliar se a concessionária está adotando práticas eficientes para reduzir custos e melhorar a gestão, sem onerar excessivamente os consumidores”, diz.

Wilson Santos aponta ainda a necessidade de investimentos, por parte da empresa concessionária, em fontes renováveis e em práticas sustentáveis, além da ampliação do acesso à energia em regiões remotas.

“A discussão também deve envolver a análise de alternativas, como a possibilidade de outras empresas competirem pela concessão, o que poderia gerar uma pressão por melhorias no serviço e redução de tarifas. A concorrência, além de ser uma oportunidade para modernizar o setor, pode trazer benefícios para os consumidores, com a introdução de novas tecnologias e um serviço mais eficiente”, observa.

O parlamentar convocou os cidadãos a participarem da audiência, opinando sobre possíveis melhorias, substituição da empresa ou até mesmo o retorno da antiga estatal Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat).

“Há 28 anos o governo federal e o governo estadual fizeram a concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica para a iniciativa privada.  A licitação foi vencida pelo grupo Rede, de São Paulo, que foi responsável pelo serviço por alguns anos, e hoje está nas mãos da Energisa. Então nós queremos saber de você, cidadão, quais são as principais reclamações, o que você quer que melhore. Você acha que a Energisa merece mais uma nova concessão por mais 30 anos? Você acha que a Energisa precisa fazer reparos, ajustes? Você acha que temos que substituir a Energisa por uma outra empresa privada? Ou nós devemos renascer a Cemat? Então nós queremos ouvir você”, afirma.

 

O Noroeste

Recent Posts

Mesmo com medida protetiva, mulher é agredida e mantida em cárcere pelo ex dentro de quitinete em MT

Aos policiais, a vítima relatou que foi levada à força durante a madrugada, agredida e…

5 horas ago

Homem morre após acidente entre 02 carros e uma carreta na MT-320

Um homem, identificado apenas como Jonny, morreu em um acidente de trânsito entre o carro…

5 horas ago

Terapia que devolve movimentos inspira projeto na Assembleia Legislativa I MT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) propôs a criação de uma política estadual para incentivar…

5 horas ago

Bombeira militar de MT se classifica e vai disputar Mundial de Triathlon 2026

Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT),…

5 horas ago

MT consolida estratégia de ampliação internacional com abertura de 15 novos mercados

Estado ampliou presença global e passou de 148 para 164 países compradores em dois anos…

5 horas ago

Polícias Civil e Militar realizam operações integradas contra criminalidade em Mato Grosso

As Polícias Civil e Militar realizaram, nesse sábado (21), operações integradas nos municípios de Santa…

5 horas ago