Categories: FeaturedMT MAIS

Operação contra abuso sexual infantil na internet cumpre 11 mandados em MT | Mato Grosso

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Infância Segura, voltada ao combate de crimes de abuso sexual infantil praticados na internet. Os alvos armazenavam arquivos com imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Ao todo, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, nas cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças e Primavera do Leste.

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos usavam a mesma ferramenta para baixar fotos e vídeos com cenas de abuso sexual infantil e usavam redes de compartilhamento para divulgar o material. Um dos alvos já havia sido preso pelo mesmo crime e possui histórico de produção e armazenamento de material pornográfico infantil.

Operação tem objetivo de apreender mídias eletrônicas e investigar a possível rede envolvida na produção e divulgação desse conteúdo — Foto: Polícia Civil

Segundo o delegado Guilherme Fachinelli, a operação tem como objetivo apreender mídias eletrônicas, HDs, celulares e notebooks para obter novas provas e investigar a possível existência de uma rede em Mato Grosso envolvida na produção e divulgação desse tipo de conteúdo.

“Os alvos baixavam e mantinham armazenados arquivos de conteúdo de pornografia infantil. As investigações seguem para identificar se existem outros vínculos entre os investigados e também outras pessoas, assim como uma possível rede ligada à prática deste crime”, explicou.

Como os alvos são identificados?

Os alvos foram identificados por meio de investigações em parceria com o Cyberlab da Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso e os dados coletados foram vinculados a usuários dos municípios.

Com base nas informações, a Polícia Civil solicitou mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, com autorização para acessar e analisar dispositivos eletrônicos e dados em nuvem.

A operação é realizada por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis

O Noroeste

Recent Posts

Mesmo com medida protetiva, mulher é agredida e mantida em cárcere pelo ex dentro de quitinete em MT

Aos policiais, a vítima relatou que foi levada à força durante a madrugada, agredida e…

5 horas ago

Homem morre após acidente entre 02 carros e uma carreta na MT-320

Um homem, identificado apenas como Jonny, morreu em um acidente de trânsito entre o carro…

5 horas ago

Terapia que devolve movimentos inspira projeto na Assembleia Legislativa I MT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) propôs a criação de uma política estadual para incentivar…

5 horas ago

Bombeira militar de MT se classifica e vai disputar Mundial de Triathlon 2026

Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT),…

5 horas ago

MT consolida estratégia de ampliação internacional com abertura de 15 novos mercados

Estado ampliou presença global e passou de 148 para 164 países compradores em dois anos…

5 horas ago

Polícias Civil e Militar realizam operações integradas contra criminalidade em Mato Grosso

As Polícias Civil e Militar realizaram, nesse sábado (21), operações integradas nos municípios de Santa…

5 horas ago