Alvos foram identificados por meio de investigações em parceria com o Cyberlab da Inteligência da Polícia Civil — Foto: Polícia Civil
Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Infância Segura, voltada ao combate de crimes de abuso sexual infantil praticados na internet. Os alvos armazenavam arquivos com imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Ao todo, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, nas cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças e Primavera do Leste.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos usavam a mesma ferramenta para baixar fotos e vídeos com cenas de abuso sexual infantil e usavam redes de compartilhamento para divulgar o material. Um dos alvos já havia sido preso pelo mesmo crime e possui histórico de produção e armazenamento de material pornográfico infantil.
Segundo o delegado Guilherme Fachinelli, a operação tem como objetivo apreender mídias eletrônicas, HDs, celulares e notebooks para obter novas provas e investigar a possível existência de uma rede em Mato Grosso envolvida na produção e divulgação desse tipo de conteúdo.
“Os alvos baixavam e mantinham armazenados arquivos de conteúdo de pornografia infantil. As investigações seguem para identificar se existem outros vínculos entre os investigados e também outras pessoas, assim como uma possível rede ligada à prática deste crime”, explicou.
Os alvos foram identificados por meio de investigações em parceria com o Cyberlab da Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso e os dados coletados foram vinculados a usuários dos municípios.
Com base nas informações, a Polícia Civil solicitou mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, com autorização para acessar e analisar dispositivos eletrônicos e dados em nuvem.
A operação é realizada por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis
Aos policiais, a vítima relatou que foi levada à força durante a madrugada, agredida e…
Um homem, identificado apenas como Jonny, morreu em um acidente de trânsito entre o carro…
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) propôs a criação de uma política estadual para incentivar…
Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT),…
Estado ampliou presença global e passou de 148 para 164 países compradores em dois anos…
As Polícias Civil e Militar realizaram, nesse sábado (21), operações integradas nos municípios de Santa…