Categories: Destaque MT

Operação mira membros de facção criminosa envolvidos em extorsões contra comerciantes


A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Jaciara, cumpre na manhã desta terça-feira (3), 42 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, com alvo em uma facção criminosa envolvida em crimes de extorsão praticada contra comerciantes.

São cumpridos na operação, 31 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, expedidos pela Terceira Vara de Jaciara com base em investigações da Polícia Civil. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Jaciara, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

A investigação conduzida pela Delegacia de Jaciara foi desencadeada para apurar crime de extorsão praticada por facção criminosa contra comerciantes, que estariam sendo obrigados a pagar ao grupo criminoso taxa denominada de “Pedágio” ou “Taxa de Tranquilidade”, sob o pretexto de ter garantida a segurança do seu estabelecimento. 

Durante a apuração dos fatos, foi identificado integrantes do grupo criminoso que se valia de arma de fogo e ligações de videochamada com líderes da facção para realizar cobranças às vítimas. Alguns comerciantes que se recusaram a pagar chegaram a sofrer represálias como furtos ou danos a seus estabelecimentos.

O delegado responsável pelas investigações, José Ramon Leite, explica que trata-se de investigação complexa, uma vez que em razão do grupo criminoso ser envolvido com tráfico de drogas na região, os comerciantes evitam denunciar temendo represálias aos seus estabelecimentos e as suas próprias vidas. 

“Por meio de um minucioso trabalho realizado pela equipe de investigação foi possível identificar a maioria dos envolvidos, inclusive sendo identificado com precisão a divisão de tarefas dos integrantes, entre mandantes, notificadores, retaliadores”, disse o delegado.

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

1 hora ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

2 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

2 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

4 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

4 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

4 horas ago