A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Jaciara, cumpre na manhã desta terça-feira (3), 42 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, com alvo em uma facção criminosa envolvida em crimes de extorsão praticada contra comerciantes.
São cumpridos na operação, 31 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, expedidos pela Terceira Vara de Jaciara com base em investigações da Polícia Civil. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Jaciara, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.
A investigação conduzida pela Delegacia de Jaciara foi desencadeada para apurar crime de extorsão praticada por facção criminosa contra comerciantes, que estariam sendo obrigados a pagar ao grupo criminoso taxa denominada de “Pedágio” ou “Taxa de Tranquilidade”, sob o pretexto de ter garantida a segurança do seu estabelecimento.
Durante a apuração dos fatos, foi identificado integrantes do grupo criminoso que se valia de arma de fogo e ligações de videochamada com líderes da facção para realizar cobranças às vítimas. Alguns comerciantes que se recusaram a pagar chegaram a sofrer represálias como furtos ou danos a seus estabelecimentos.
O delegado responsável pelas investigações, José Ramon Leite, explica que trata-se de investigação complexa, uma vez que em razão do grupo criminoso ser envolvido com tráfico de drogas na região, os comerciantes evitam denunciar temendo represálias aos seus estabelecimentos e as suas próprias vidas.
“Por meio de um minucioso trabalho realizado pela equipe de investigação foi possível identificar a maioria dos envolvidos, inclusive sendo identificado com precisão a divisão de tarefas dos integrantes, entre mandantes, notificadores, retaliadores”, disse o delegado.
Após mais de três anos sem funcionamento para manutenção e revitalização, o tradicional Show das…
Segundo a sentença, o réu, que também é advogado, usava o prestígio e a influência…
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou nesta segunda-feira (13), a Operação Sanitas Animalis,…
O idoso de 75 anos preso pelo assassinato de Julia Vitória do Prado Silva, de…
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o…
Em outubro, mais de 2,5 milhões de mato-grossenses vão às urnas eletrônicas para escolher o…