Categories: Politica MT

Deputada Gisela debate segurança alimentar ao falar da cadeia produtiva da carne


Na noite desta última quinta-feira(26), a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) – também conhecida como ‘Gisela do Procon’-, participou em Campo Verde (136 km distante de Cuiabá), de uma roda de palestras com o tema ‘Carne Segura’.

Para a parlamentar, esta é uma pauta importantíssima, porque fala sobre segurança alimentar, mais do que isto, debate como esta proteina chega no prato das pessoas. “A carne, ao lado do arroz e feijão são pratos que estão tradicionalmente presentes na mesa do brasileiro. E em um estado que possui o maior rebanho bovino do Brasil e, igualmente, é seu maior exportador, debater esta cadeia desde sua produção, distribuição, comercialização até o consumidor, é objetivamente resguardar a qualidade desta proteina e como ela precisa chegar na mesa da família mato-grossense”.

“Assim, esta é uma discussão importantíssima porque estamos falando não só da carne bovina, mas também de outras proteinas como a suína e a do frango. E, graças a Deus, em um Estado que realiza uma inspeção muito forte sobre estes produtos. Assim, realizamos uma roda de conversa ampliada com especialistas, produtores e profissionais desta cadeia para falar de rastreabilidade, qualidade da carne e a confiança do consumidor por meio da excelência na produção”.

A deputada unista ainda parabenizou a gestão do município pela ações propositivas, no sentido de garantir qualidade do alimento à população.

*Quero parabenizar o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira e a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, igualmente, secretária municipal de Saúde, por estarmos aqui debatendo o campo – com a produção da proteina -, e a cidade a partir do comerciante e do consumidor final. Assim, uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos, troca de experiências e alinhamento das boas práticas já exigidas pela legislação”.

O evento em parceria com o Procon do município, foi realizado pelas secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. E mirou a produção, processamento e distribuição da carne, desde a criação até o consumo final. Uma cadeia complexa que interliga diversos setores, incluindo a produção de insumos, a criação e engorda dos animais, abate, processamento, comercialização e a distribuição.

Entenda

A roda de conversa desta quinta, foi uma das fases da Operação ‘Carne Segura’, iniciada em março de 2025, de olho em transformar a forma com que a carne é comercializada em Campo Verde, e, assim, garantir maior segurança aos consumidores.

De acordo com o diretor do Procon, no município, Pedro Marins, a operação tem três etapas. Uma primeira com comerciantes, onde profissionais que atuam nas várias etapas da cadeia produtiva da carne – desde a origem até a venda ao consumidor – detalham a legislação. Uma segunda com fiscalização e ações integradas entre as equipes do Procon e da Vigilância Sanitária, com objetivo de prevenir problemas de saúde pública decorrentes da ingestão de produtos contaminados ou malconservados.

E uma outra junto aos feirantes que atuam no município com a comercialização de carnes in-natura, assegurando orientações quanto a correta conservação do produto e da importância de práticas seguras para manter a qualidade dos alimentos e prevenir a circulação de carne clandestina.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

5 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

6 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

6 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

6 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

6 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

6 horas ago