Categories: Featured

Festa ganha novo formato e une católicos e evangélicos na celebração da fé e da tradição

A tradicional Festa de São Pedro, realizada há 44 anos no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, deu um passo inédito em 2025 ao ampliar suas celebrações e incluir, pela primeira vez, um dia dedicado à comunidade evangélica.

A abertura oficial ocorreu na noite deste sábado (28), com músicas, louvores e a pregação da palavra de Deus. A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”.

Católica em sua origem, a Festa de São Pedro homenageia o apóstolo pescador, um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Pedro é símbolo de fé, liderança e transformação. Agora, a celebração que leva seu nome também se transforma, sem perder suas raízes.

Representando a prefeita Flávia Moretti (PL), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, participou da abertura e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura local e da economia. “Bonsucesso virou um polo de turismo gastronômico. A Festa de São Pedro é uma tradição que movimenta a comunidade e atrai visitantes. É um evento que valoriza a fé, a cultura e aquece a economia local, gerando renda para quem vive aqui”, afirmou o gestor.

Quidá também pontuou que ao incluir diferentes manifestações da fé cristã, “Bonsucesso mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas, em nome da fé e da coletividade”.

A abertura festiva foi conduzida pelo pastor Jesse, com alunos da Acamis, seguida por apresentações culturais da AMFMT de cururu e siriri que já são marca registrada do evento.

A integração entre as expressões religiosas foi bem recebida pela população e pelos organizadores, como destacou a festeira GiKa de Magalhães.  “É uma alegria ver os moradores realizando a festa com as próprias mãos e ainda tendo a oportunidade de lucrar com ela. Por muitos anos, quem ganhava com a festa vinha de fora. Agora, a renda fica aqui, com o nosso povo”, celebrou.

O vereador Samir Katumata (PL) também participou da celebração e ressaltou o papel da união entre fé, cultura e política pública. “Essa é uma festa do povo, feita para o povo. E quando a administração pública valoriza esse tipo de evento, ela está valorizando a identidade de Várzea Grande”, disse.

Para o superintendente de Cultura de Várzea Grande, Leandro Manduca, a novidade representa um avanço na forma de pensar as tradições. “Modernizar é incluir. Ampliamos as festividades católicas sem perder o foco na tradição de São Pedro, trazendo novas linguagens religiosas e mais possibilidades culturais para a comunidade”, pontuou.

A festa prossegue neste domingo (29), Dia de São Pedro, com a programação religiosa católica, missa, procissão, apresentações culturais e quatro toneladas de peixe para almoço gratuito.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

4 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

4 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

4 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

4 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

5 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

5 horas ago