VÍDEO: onça-pintada captura jacaré após caça frustrada em rio no Pantanal de MT | MT

O piloto de barco Claudico Arruda registrou um ataque bem-sucedido da onça-pintada ‘Medrosa’ a um jacaré, no Pantanal mato-grossense, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último sábado (5). Há um mês, ela teve um ataque frustrado na mesma região, no entanto, desta vez, a caçada terminou de forma diferente.

Nas imagens registradas pelo piloto, é possível ver que o felino está parado sob o tronco de uma árvore, enquanto observa o réptil se aproximar. Em seguida, salta em direção ao rio e inicia o ataque. O vídeo mostra os dois animais em uma intensa disputa embaixo d’água e, segundos depois, a onça sai da água com o jacaré na boca (assista abaixo).

VIDEO:

Aos 9 anos, ‘Medrosa’ é uma das onças mais observadas em ação no bioma, especialmente durante investidas contra jacarés. Além de ser uma das onças mais ativas e visíveis, ela faz parte de uma linhagem conhecida e monitorada por pesquisadores e guias de turismo que atuam na região.

Ataque frustrado

Gigantes do Pantanal: biólogo registra momento em que onça ataca jacaré em rio de MT

Em junho deste ano, a reportagem publicou um vídeo registrado pelo biólogo Marcos Ardevino que mostra o momento em que Medrosa pula no rio para atacar um jacaré, em meio ao Parque Estadual Encontro das Águas. No entanto, apesar da intensa disputa, o réptil foge.

O vídeo mostra os dois animais em uma intensa disputa dentro d’água. Apesar da investida da onça, o jacaré conseguiu escapar.

De acordo com Marcos, que trabalha com viagens ao Pantanal há mais de 11 anos, ele e outros grupos que acompanhavam a atividade avistaram Medrosa dormindo sobre uma árvore.

Após algum tempo, perceberam que um jacaré se aproximava do local, o que levantou a expectativa de que ela poderia atacar.

Momento em que onça pula e ataca jacaré no Pantanal em MT — Foto: Marcos Ardevino

🐆Observação das onças

Enquanto nos safáris da África o leão carrega o título de rei da selva, no Pantanal o trono pertence a outro animal: a onça-pintada. Admirada e, ao mesmo tempo, temida, ela pode chegar a pesar 135 kg e é considerado o maior felino das Américas.

O animal ganhou destaque no ecoturismo e se tornou o preferido dos turistas estrangeiros que visitam o bioma.

🚤Os visitantes podem passear de barco pela região ao mesmo tempo em que fazem o monitoramento das onças de forma voluntária por meio de fotos e vídeos de diferentes aparições dos felinos.

Um deles é o ‘Parque Estadual Encontro das Águas’, localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá.

Onça-pintada no Pantanal de MT — Foto: Erisvaldo Almeida

De acordo com o biólogo e guia de turismo Marcos Ardevino, em Mato Grosso, há dois locais que são considerados os principais para a prática de observar as onças.

O outro é a Estação Ecológica de Taiamã, localizada no município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá. A estação tem uma grande variedade de ambientes aquáticos, como lagoas permanentes, temporárias e lagoas de corixos, fortemente influenciada pelo Rio Paraguai.

Os guias ainda orientam que o melhor momento para se deparar com os animais é entre os meses de julho e fim de setembro, quando começa o período da seca, o que faz com que os felinos procurem água e, com isso, ficam expostos às margens dos rios, sendo possível vê-los de uma distância segura.

VIDEO:

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

12 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

12 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

12 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

12 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

12 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

12 horas ago