25 C
Cuiabá
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioFashionPolitica MTVirginia Mendes critica Lula: "Errou muito em provocar o presidente dos Estados...

Virginia Mendes critica Lula: “Errou muito em provocar o presidente dos Estados Unidos” I MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, não poupou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista na segunda-feira (22), afirmando que ele “errou muito” ao provocar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk. 

Para ela, o Brasil tem uma posição de menor porte no cenário global e deveria buscar união, não confronto, com grandes potências e figuras influentes.

Eu acho que teve um grande erro do presidente Lula. Ele errou muito em provocar o presidente dos Estados Unidos, que é um mega presidente, os Estados Unidos têm uma força monstruosa, e nós dependemos dos Estados Unidos. Então, eu acho que nós somos pequenos para provocar quem é grande.

Virginia avalia que as reações que o Brasil vem recebendo são uma consequência direta das provocações de Lula. Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Ele acusa o Brasil de fazer uma “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, o presidente americano criticou as ações do judiciário e do legislativo brasileiro contra empresas de tecnologia americanas. Virgínia estendeu a crítica à Janja, esposa de Lula, por sua postura em relação a Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter).

Eu acho que o presidente Lula errou muito na provocação e está recebendo de volta a provocação que ele fez. A Janja já provocou o Elon Musk, fez uma fala muito pesada em relação a ele, que é parceiro do presidente dos Estados Unidos, então acho que a gente é muito pequeno. A gente não pode provocar quem é grande, a gente tem que se unir.

VEJA VIDEO:

A menção de Virginia a Janja e Elon Musk se refere ao episódio do G20 Social, em novembro de 2024, quando a primeira-dama brasileira proferiu a frase “Fuck you, Elon Musk” ao ser interrompida por uma buzina de navio, atribuindo a interrupção ao empresário.

A declaração viralizou e gerou uma resposta direta de Musk, que afirmou nas redes sociais que o governo brasileiro “vai perder as próximas eleições”.

Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -