Categories: Featured

Gaeco de MT ajuda prender membro de quadrilha por tortura, extorsão, roubo e intimidação de testemunhas

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Mato Grosso, força-tarefa composta pelo Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, deu apoio, nesta sexta-feira (25), à Operação Cruciatus, desdobramento da Operação Soldados da Usura, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia.

Em Mato Grosso, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão contra suspeitos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Estadual de Rondônia, com base nas investigações da primeira fase da operação.

Durante a fase inicial, foram apreendidos aparelhos telefônicos e extraídas conversas em áudio e vídeo que revelaram a prática de crimes como tortura, extorsão, roubo, ameaças, coação de vítimas e indícios de intimidação de testemunhas.

Os criminosos agiam com extrema violência. Em um dos casos, uma vítima foi coagida a assinar um recibo sob ameaça de morte de seu filho, de apenas três anos. O grupo também utilizava a intimidação para cobrança de valores e represálias relacionadas a acordos trabalhistas e conflitos comerciais, com divisão de tarefas entre os membros da organização criminosa.

A atuação do Gaeco de Mato Grosso, a pedido do MP de Rondônia, foi essencial para o cumprimento das medidas cautelares, que incluíram, além da prisão e da busca, o afastamento do sigilo de dados dos objetos apreendidos. A operação contou com o apoio da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) da capital.

O nome da operação Cruciatus, é uma referência à prática de atos de extrema crueldade.

O Noroeste

Recent Posts

Empresas têm até sábado para enviar dados do Relatório de Transparência Salarial

A renda domiciliar por pessoa em Mato Grosso apresentou crescimento em 2025 e ficou acima…

9 horas ago

Jovem de 21 anos morre após bater em carreta estacionada na via em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima dirigia a moto quando bateu de frente contra…

10 horas ago

Homem é preso por agredir e manter a ex-companheira em cárcere privado, mesmo com medida protetiva em MT

No dia 29 de janeiro deste ano, ela já havia registrado um boletim de ocorrência…

10 horas ago

Renda domiciliar por morador fica acima da média nacional em Mato Grosso, segundo IBGE

Pesquisa consolida tendência de expansão dos rendimentos da população no Estado A renda domiciliar por…

10 horas ago

Mulheres são presas suspeitas de usar salão de beleza como ‘escritório do crime’ para aplicar golpes em MT

Investigadas anunciavam a intermediação de vendas de carros que, na realidade, não pertenciam a elas.…

10 horas ago

Assembleia Legislativa tem debates sobre feminicídio, energia e políticas públicas

Reuniões, audiências públicas, sessões ordinárias e homenagens marcam a programação na Capital e no interior…

10 horas ago