Categories: Featured

Abilio pede aval da Câmara para criação em regime de urgência de nova secretaria em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), enviou à Câmara Municipal, em regime de urgência, um projeto de lei complementar que cria a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. A proposta reestrutura a atual Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que passará a se chamar Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

Com a mudança, o antigo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) deixa de ser órgão adjunto e se torna secretaria. O arquiteto e urbanista José Afonso Botura Portocarrero assumirá a nova pasta, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente ficará sob responsabilidade da arquiteta Elisangela Fernandes Bokorni, atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).

Abilio justificou que a divisão dará mais agilidade às políticas de crescimento sustentável. “Separando as duas funções, teremos quem planeja e estuda as leis com mais profundidade e outro mais focado na análise de obras. O Portocarrero cuidará do futuro da cidade e a Lise ficará responsável pelo dia a dia”, afirmou.

Segundo o projeto, as duas secretarias funcionarão de forma híbrida, compartilhando setores administrativos, financeiros e jurídicos, mas atuarão de maneira independente. O Planejamento ficará responsável por projetos estratégicos de desenvolvimento urbano, enquanto o Meio Ambiente continuará com licenciamentos e autorizações de obras.

Portocarrero adiantou que sua prioridade será revitalizar espaços históricos como o Morro da Luz, o Centro Histórico e o Horto Florestal. Já Lise pretende focar no destravamento da construção civil.

O projeto agora aguarda votação na Câmara de Cuiabá.

O Noroeste

Recent Posts

Golpistas usam aplicativo falso do INSS para roubar dados bancários de usuários

Criminosos estão utilizando um aplicativo falso em nome do Instituto Nacional do Seguro Social para…

3 horas ago

Motorista morre após caminhão de sorvete capotar em rodovia federal de Mato Grosso

O motorista Edson Pereira de Oliveira, de 58 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (12)…

3 horas ago

Suspeito de feminicídio é encontrado morto após ser sequestrado pelos filhos da vítima em MT

Segundo a Polícia Civil, corpo foi localizado em avançado estado de decomposição a cerca de…

4 horas ago

Três mulheres são vítimas de feminicídio em menos de uma semana em MT

Mato Grosso registrou uma morte de mulher por dia entre terça (10) e quinta-feira (12)…

4 horas ago

Março Amarelo; Endometriose afeta mais de 7 milhões de brasileiras

Especialista da Unimed Cuiabá alerta para sintomas que podem surgir ainda na adolescência e reforça…

4 horas ago

Nova unidade da Draco em Sinop fortalece estratégia de enfrentamento às facções criminosas em MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, inspecionou nesta quinta-feira (12) as instalações da nova…

4 horas ago