ALMT aprova projeto que endurece punições para estabelecimentos que comercializarem combustíveis adulterados

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que trata do combate à comercialização de combustíveis adulterados no estado. A votação aconteceu durante a sessão plenária da última quarta-feira (27), mas só foi divulgada nessa segunda-feira (1). Agora, a proposta segue para sanção do governador Mauro Mendes (União).

De autoria do deputado Dr. João (MDB), o projeto estabelece normas mais rígidas para coibir práticas irregulares no setor de combustíveis. O texto prevê penalidades para empresas que comprarem, transportarem, armazenarem ou revenderem combustíveis fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre as punições estão multas, apreensão ou perda do produto e até a interdição parcial ou total do posto.

Além das sanções, o projeto também prevê ações preventivas. Caso haja indícios de irregularidades em testes preliminares, os fiscais poderão apreender de imediato o combustível suspeito, assim como lacrar bombas e tanques. As coletas seguirão o procedimento padrão, com amostras em triplicata para prova, outra para testemunha e uma terceira para contraprova, que deverão ser analisadas por laboratórios credenciados pela ANP.

A proposta também fortalece a atuação integrada de órgãos como o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT), a Secretaria de Fazenda e as prefeituras, permitindo ações conjuntas para ampliar a fiscalização e evitar fraudes. Em casos mais graves, como a manipulação do volume indicado nas bombas ou o uso de equipamentos clandestinos, a nova legislação prevê medidas mais severas, como a interdição definitiva do posto e a cassação da inscrição estadual.

Com a aprovação em plenário, o projeto aguarda a assinatura do governador para se tornar lei.

O Noroeste

Recent Posts

Motorista morre após caminhão de sorvete capotar em rodovia federal de Mato Grosso

O motorista Edson Pereira de Oliveira, de 58 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (12)…

12 minutos ago

Suspeito de feminicídio é encontrado morto após ser sequestrado pelos filhos da vítima em MT

Segundo a Polícia Civil, corpo foi localizado em avançado estado de decomposição a cerca de…

34 minutos ago

Três mulheres são vítimas de feminicídio em menos de uma semana em MT

Mato Grosso registrou uma morte de mulher por dia entre terça (10) e quinta-feira (12)…

40 minutos ago

Março Amarelo; Endometriose afeta mais de 7 milhões de brasileiras

Especialista da Unimed Cuiabá alerta para sintomas que podem surgir ainda na adolescência e reforça…

44 minutos ago

Nova unidade da Draco em Sinop fortalece estratégia de enfrentamento às facções criminosas em MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, inspecionou nesta quinta-feira (12) as instalações da nova…

46 minutos ago

Motorista é preso com mais de 130 tabletes de drogas; serviço valeria R$ 2 mil

Policiais militares do 4º Comando Regional apreenderam, na noite desta quinta-feira (12), 132 tabletes de…

48 minutos ago