Categories: Featured

Polícia Civil registra aumento de 27% no número de atendimento às vítimas de violência na capital

O aumento em 27% no número de atendimento prestado a mulheres vítimas de violência doméstica foi o principal dado estatístico registrado pela Polícia Civil, durante o lançamento do “Anuário de Violência Doméstica e Crimes Sexuais – 2024”. De 2.061 casos registrados em 2023, subiu para 6.223, no ano de 2024.

O documento tem como base de dados o Relatório Estatístico e Análise dos Atendimentos na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) e do Plantão da Violência Doméstica e Crimes Sexuais – 24h (PLVD).

Para a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Judá Maali, esse aumento representa a melhoria do atendimento prestado pelos profissionais, que passaram por inúmeras capacitações. “O acolhimento pode representar o primeiro passo para o rompimento do ciclo da violência”, disse delegada Judá Marcondes.

Conforme o Anuário, os meses de maio e outubro foram os que mais houve demanda. Segundo a delegada, essa procura representa a autoconsciência da vítima. “A gente acredita que, a partir do momento que a mulher se autoavalia, ela cria uma maior consciência sobre o que contexto que ela está inserida”, considerou a delegada, associando os indicativos com as datas em que são celebradas Dia das Mães (maio) e Outubro Rosa.

Além disso, o levantamento indicou que a segunda-feira é o dia da semana em que há maior procura pelas unidades policiais voltadas à política de segurança à mulher.

Perfil da vítima

Conforme levantamento do Anuário, dos 6.223 casos registrados no ano de 2024, 62% das vítimas possuem nível de escolaridade médio e superior (3.858). Além disso, os dados retrataram que 55% das vítimas eram pretas/pardas (3.423), 55% tinham entre 30 a 49 anos (3.423), e 58% tinha como renda de uma a três salários mínimos (3.611).

Perfil do Suspeito

De acordo com o Anuário, dos 6.223 casos registrados no ano de 2024, 36% dos suspeitos possuem nível de escolaridade médio e superior (2.240). Além disso, os dados retrataram que 33% dos suspeitos eram pretas/pardas (2.054), 63% tinham entre 18 a 49 anos (3.919), e que têm profissões diversificadas.

Lançamento

A divulgação do Anuário ocorreu nesta terça-feira (16), na sede da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), em Cuiabá.

O evento contou com a presença da Coordenadora de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, Mariell Antonini, e do delegado do Plantão de Violência Doméstica de Cuiabá, Richard Damaceno.

O Noroeste

Recent Posts

Max Russi prevê que partido terá o maior números de deputados “será a maior bancada da AL” I MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), afirmou que o…

52 minutos ago

Tradição de mais de 60 anos transforma doce caseiro em referência na Baixada Cuiabana

Criado para tornar os pagamentos ainda mais rápidos, o Pix por aproximação completa um ano…

1 hora ago

MT Hemocentro divulga calendário de campanhas para o mês de março

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de…

1 hora ago

Mulher ateia fogo no corpo do marido após ser agredida com soco no rosto e é presa em MT

Uma discussão entre casal terminou de forma brutal na noite deste domingo (1), no bairro…

1 hora ago

‘Acolhi na obediência’, diz Dom Mário após ser nomeado novo arcebispo de Aparecida SP

Novo arcebispo foi oficializado pelo Papa Leão XIV e permanece na capital mato-grossense até 12…

1 hora ago

Apoio técnico da Empaer e da Seaf projeta agroindústria para novos mercados

Debaixo de uma mangueira, no quintal de casa, começou uma história que atravessa gerações e…

1 hora ago