Categories: ALMTARTIGOS-MT

Todo respeito, dignidade e valorização aos idosos

O Brasil celebra, em 1º de outubro, o Dia Nacional da Pessoa Idosa

O Brasil celebra, em 1º de outubro, o Dia Nacional da Pessoa Idosa. A data nos convida a refletir sobre o papel que cada um de nós, sociedade e poder público, deve assumir na construção de políticas que garantam dignidade, respeito e qualidade de vida àqueles que já contribuíram tanto para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país.

Vivemos um tempo em que a expectativa de vida aumenta a cada ano. Esse avanço é motivo de comemoração, mas também de responsabilidade. Mais do que nunca, precisamos pensar em políticas públicas que acompanhem essa realidade. Não basta apenas reconhecer a importância da pessoa idosa: é necessário assegurar acesso à saúde, ao transporte, ao lazer e a condições de moradia que lhes garantam autonomia e bem-estar.

Na Assembleia Legislativa, tenho dedicado esforços a essa causa. Apresentei propostas que vão desde a ampliação da gratuidade do transporte coletivo intermunicipal, até a criação de Varas Especializadas do Idoso e apoio às Instituições de Longa Permanência. Também defendi a valorização de iniciativas que oferecem acolhimento e cuidado, como o projeto da Vila dos Idosos em Jaciara, um modelo de moradia assistida que promove independência, mas sem abrir mão do acompanhamento de saúde e da convivência comunitária. Essa é uma experiência simples, humana e transformadora, que pode ser replicada em outras cidades de Mato Grosso.

Outra frente importante foi a defesa da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), além da proposição de medidas para fortalecer o Estatuto da Pessoa Idosa em nosso Estado. Cada indicação, cada projeto de lei, tem como objetivo colocar em prática o princípio de que envelhecer deve ser sinônimo de respeito, não de abandono.

Como pai e avô, tenho consciência de que o cuidado com a pessoa idosa é também uma forma de cuidar do futuro que queremos para nós mesmos e para as próximas gerações. A velhice não pode ser vista como fardo, mas como etapa de sabedoria, experiência e contribuição.

Neste Dia Nacional da Pessoa Idosa, deixo meu compromisso de continuar lutando por políticas públicas que garantam dignidade, valorização e cuidado a quem tanto já fez pelo nosso Estado. Cuidar da pessoa idosa é, acima de tudo, cuidar da nossa história.

Max Russi é deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Noroeste

Recent Posts

Rede Estadual de MT tem mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026

Aulas começam na próxima segunda-feira (2); pais que não confirmaram matrícula entram automaticamente na lista…

8 horas ago

Cordão Carnavalesco faz Centro Histórico virar festa em Cuiabá

Em fevereiro de 2026, a cultura popular toma conta do Centro Histórico de Cuiabá. E,…

8 horas ago

Atuação de Botelho garante entrega gratuita de títulos definitivos a famílias do Jardim Renascer em Cuiabá

Moradores do bairro Jardim Renascer viveram uma noite histórica na última sexta-feira (23), durante solenidade…

8 horas ago

Dilmar Dal Bosco acompanha entrega de retroescavadeira no PA Vale do Seringal, em Castanheira

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) esteve, no último dia 23, no município de…

8 horas ago

Lei de autoria de Fábio Tardin garante aos idosos o direito a contas impressas sem custo adicional

Pessoa idosa agora tem garantido o direito a receber demonstrativos de consumo de água, energia,…

8 horas ago

Mato Grosso registra mais de 40 mil raios no último fim de semana

De sábado (24) para domingo (25), o número de ocorrências teve um aumento de cerca…

8 horas ago