Categories: Economia

Concessionária e montadora terão que indenizar consumidor por defeitos em câmbio de carro novo

Um consumidor será indenizado por ter enfrentado uma série de defeitos no câmbio de um carro zero quilômetro. A decisão é da Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que manteve a condenação solidária da montadora e da concessionária responsáveis pelo veículo.

O caso envolve um automóvel modelo New Fiesta Sedan, ano 2013/2014, equipado com o câmbio automatizado Powershift, conhecido por apresentar falhas recorrentes em veículos produzidos no mesmo período. Poucos meses após a compra, o carro começou a apresentar defeitos graves no sistema de transmissão, especialmente no conjunto de embreagem, comprometendo o funcionamento e a segurança do veículo.

Mesmo após diversas idas à concessionária e trocas de peças ainda no período de garantia, o problema não foi solucionado. Diante dos sucessivos transtornos, o proprietário decidiu vender o carro enquanto o processo ainda tramitava na Justiça.

Para o Tribunal, a venda do bem não afasta o direito à indenização, uma vez que os vícios foram devidamente comprovados e a alienação ocorreu como consequência dos prejuízos enfrentados. O relator, juiz convocado Márcio Aparecido Guedes, ressaltou que tanto a montadora quanto a concessionária integram a cadeia de fornecimento e respondem solidariamente pelos defeitos do produto, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

O magistrado observou que os danos ultrapassam o mero aborrecimento cotidiano, já que o consumidor adquiriu um carro novo, de valor expressivo, e viu frustrada a expectativa de receber um produto em perfeitas condições de uso. Ele também destacou que a desvalorização do veículo em razão das falhas persistentes representa um prejuízo material que poderá ser apurado em fase posterior.

O Noroeste

Recent Posts

Mais de 320 mil estudantes iniciam avaliação sobre habilidades socioemocionais

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou, nesta sexta-feira (10), a…

8 horas ago

Brasil goleia a Coreia do Sul pela Fifa Series em Cuiabá; próximo jogos acontecem terça-feira

A Arena Pantanal, em Cuiabá, gerida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso…

8 horas ago

Exportações em Mato Grosso somam US$ 3,2 bi em 2026

As exportações de Mato Grosso somaram US$ 3,2 bilhões em março de 2026, registrando crescimento…

13 horas ago

Em entrevista Pivetta detona gestão de Lula: “Levando o Brasil para o buraco” I Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da…

13 horas ago

Bebê de 1 ano e menina de 9 anos são estuprados dentro de casa; mãe ouviu choros I MT

Um bebê de 1 ano e uma menina de 9 anos foram abusadas sexualmente por…

13 horas ago

Carro capota após zigue-zague e motorista morre em Rondonópolis I MT

Ocupantes do veículo que estava atrás registraram o momento em que o carro oscila entre…

13 horas ago