Jogos Olímpicos da Rede Estadual reúnem mais de 5,5 mil estudantes em Cuiabá

Eventos esportivos mobilizam 5.572 estudantes e 418 professores em cinco modalidades até 14 de dezembro

Os Jogos Olímpicos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso começaram oficialmente na manhã desta terça-feira (9.11), reunindo estudantes e professores na área de lazer e esportes dos Colégios Estaduais Integrados 03 e 04, Mário de Castro e Malik Didier, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação, o evento segue até 14 de dezembro e promete movimentar a comunidade escolar com diversas modalidades esportivas.

A competição reúne 5.572 estudantes e 418 professores das 12 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME), envolvendo escolas de todas as regiões do estado. As disputas acontecem nas modalidades de futsal, natação individual e revezamento livre, tênis de mesa (individual e dupla), vôlei de quadra, vôlei de areia e badminton (duplas).

Além dos CEIs 03 e 04, as provas e partidas são realizadas nos complexos esportivos Aecin Tocantins, Gustavo Cid Nunes Cunha (Lixeira) e Manoel Soares de Campos (Dom Aquino), além das escolas estaduais Rafael Rueda, Eliane Digigov, Ana Maria do Couto, Diva Hugueney, Dione Augusta, João Crisostomo de Figueiredo (CEI 02), Welson de Mesquita, EEM Tiradentes, EEM Dom Pedro II, na Arena Juventus e na Escola Técnica Estadual (ETEC).

Todas as partidas contarão com arbitragem da Federação Mato-grossense de Desporto Escolar, garantindo o cumprimento das normas técnicas das modalidades.

Durante a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que os atletas que chegaram à etapa estadual já são vencedores por terem superado as fases municipais e regionais.

Segundo ele, a expressiva participação de professores é um dos pontos fortes do evento. “São mais de 400 docentes envolvidos diretamente com as equipes, incentivando os estudantes desde as escolas. O esporte é uma ferramenta que fortalece a formação educacional e contribui para melhores resultados”, afirmou.

A presidente da Federação Mato-grossense de Desporto Escolar, Carine Nascimento, também ressaltou o papel educativo das competições. “Estamos fortalecendo o esporte como instrumento pedagógico, que contribui para a disciplina, o respeito e o desenvolvimento dos jovens”, disse.

A premiação prevê medalhas de ouro para os atletas e professores das equipes campeãs, além de troféu para a escola vencedora. Os segundos colocados recebem medalhas de prata e os terceiros, de bronze, também contemplando estudantes e professores.

Entre os participantes, a motivação é a conquista de títulos. O estudante Gilberto Vinicius, de 14 anos, do 8º ano da Escola Estadual São José, de São José do Rio Claro (DRE Diamantino), integrante da equipe de vôlei, afirmou que a delegação entrou na disputa com foco no resultado. “Viemos para ganhar, não apenas para participar. O esporte é levado muito a sério na nossa escola”, afirmou.

Já a estudante Kauane Gabriela Martins da Silva, de 13 anos, do Ensino Médio da Escola Estadual Fernando Leite, de Várzea Grande (DME), atleta de xadrez, destacou a importância da modalidade para o desempenho escolar. “O xadrez ajuda muito no raciocínio lógico. Viemos para disputar e vencer”, declarou.

 

O Noroeste

Recent Posts

ALMT manifesta pesar pelo falecimento do procurador aposentado Sebastião Ribeiro Leite

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) manifesta profundo pesar pelo falecimento do procurador aposentado…

2 horas ago

Equipes de resgate buscam por homem que desapareceu em acidente com barco em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima caiu na água depois que a embarcação se…

2 horas ago

Guarda Municipal remove 19 motocicletas e um motorista é preso por embriaguez ao volante

Na noite deste sábado (28), a Guarda Municipal de Várzea Grande realizou a Operação Descarga…

2 horas ago

Onça-pintada preta atravessa matagal e fica observando carro passar em fazenda de MT; VÍDEO

O animal passou de um lado para outro num corredor de mata na fazenda, quando…

20 horas ago

Vereador de MT leva banho de lama durante fiscalização de obra em estrada rural

Nas redes sociais, o parlamentar brincou com a situação e destacou que esse foi o…

20 horas ago

Vice-governador vistoria local que vai receber Ganha Tempo e delegacia no Pedra 90 em Cuiabá

O vice-governador Otaviano Pivetta vistoriou, neste sábado (28.2), a antiga Escola Estadual Rafael Rueda, no…

20 horas ago