27 C
Cuiabá
terça-feira, janeiro 27, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMato GrossoEconomiaBrasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do...

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e assumiu a liderança na produção mundial de carne bovina em 2025. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que a produção brasileira chegou a um volume recorde de 12,35 milhões de toneladas, acima das 11,81 milhões registradas pelos pecuaristas norte-americanos.

Empate técnico para 2026

Apesar do desempenho histórico neste ano, o cenário para 2026 indica um movimento de acomodação. A projeção do USDA aponta para um empate técnico entre Brasil e Estados Unidos, com ambos produzindo cerca de 11,7 milhões de toneladas no próximo ciclo.

No caso brasileiro, a redução prevista está ligada ao ciclo pecuário. Após um período de oferta elevada, produtores passaram a reter fêmeas para reprodução, estratégia voltada à recomposição do rebanho, o que tende a diminuir o número de abates no curto prazo.

Entraves estruturais

Já nos Estados Unidos, a estimativa é de queda de 1% na produção em 2026, puxada por entraves estruturais. Entre eles estão a menor disponibilidade de animais para confinamento, restrições à importação de gado do México e a crescente dependência do mercado externo. Com a menor oferta interna, especialmente de carne magra para processamento, os EUA devem aumentar as importações em 2%, alcançando 2,5 milhões de toneladas.

O mercado global de exportações também deve sentir os efeitos em 2026, após volumes recordes neste ano. As vendas externas americanas enfrentam ainda a concorrência forte da Austrália e a perda de acesso ao mercado chinês, fatores que devem provocar uma retração de 4% nos embarques dos Estados Unidos no próximo ano.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -