A Justiça de Mato Grosso determinou que uma empresa de viagem pague R$ 10 mil de indenização a um passageiro que sobreviveu a um acidente entre um ônibus de viagem e uma carreta, ocorrido em 16 de maio de 2022, em um trajeto entre Cuiabá e Sinop. O acidente resultou na morte de oito pessoas. A decisão foi publicada no início deste mês.
No processo, o passageiro relatou ter sofrido danos físicos, abalo emocional significativo e prejuízos materiais decorrentes do acidente.
Em seu voto, a relatora, desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, destacou que o ônibus apresentava falhas mecânicas, que causaram atraso o, e que o motorista estava sob responsabilidade de dirigir após longas horas.
A defesa da empresa alegou que, não houve comprovação de lesão física ou psicológica relevante.
“A vivência direta de uma situação de risco iminente à vida, o contato com os desdobramentos imediatos do acidente e o abalo emocional decorrente configuram, por si sós, ofensa à dignidade do passageiro. Nessas circunstâncias, o dano moral não depende de prova aprofundada da dor ou do sofrimento, pois decorre do próprio fato lesivo, uma vez que o evento rompeu, de modo incontestável, a garantia de segurança inerente ao contrato de transporte”, ressaltou a magistrada.
Em decisão unanime, o valor da indenização por danos morais foi fixado em R$ 10 mil.
O acidente
O ônibus partiu de Cuiabá às 22h do dia 16 de maio de 2022, com destino a Sinop. Durante a madrugada do dia 17, por volta das 2h30, o veículo apresentou problemas mecânicos antes de chegar a Lucas do Rio Verde. Já a cerca de 35 km do destino, o ônibus se envolveu em um acidente com uma carreta.
Aos policiais, a vítima relatou que foi levada à força durante a madrugada, agredida e…
Um homem, identificado apenas como Jonny, morreu em um acidente de trânsito entre o carro…
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) propôs a criação de uma política estadual para incentivar…
Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT),…
Estado ampliou presença global e passou de 148 para 164 países compradores em dois anos…
As Polícias Civil e Militar realizaram, nesse sábado (21), operações integradas nos municípios de Santa…