As Feiras da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária se consolidaram, em 2025, como uma vitrine importante para produtores rurais, artesãs e trabalhadores da gastronomia em Cuiabá. Ao longo do ano, 17 edições foram realizadas nas principais praças do Centro, movimentando cerca de R$ 850 mil em vendas.
As feiras são promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e aconteceram na Praça Alencastro, com nove edições; na Praça da República, com seis; e na Praça Ipiranga, com duas. A maioria foi realizada às segundas-feiras, ampliando as oportunidades de venda em dias normalmente mais fracos para o comércio.
Alteração do dia da semana
Para 2026, uma das mudanças em teste é a alteração do dia da semana das feiras, atendendo a pedidos dos próprios feirantes. Os primeiros testes ocorreram em dezembro e, neste mês, duas edições já foram realizadas no novo formato, uma na Praça da República e outra na Praça Alencastro. Dando continuidade à proposta, a Praça Alencastro recebe, nesta terça-feira (20/01), a 11ª edição da feira, das 7h às 17h.
Segundo o coordenador de feiras da Secretaria de Agricultura, Luís Alberto, a avaliação dos expositores tem sido positiva, principalmente na Praça Alencastro. Além de gerar renda, as feiras ajudam a valorizar os pequenos produtores, incentivam a produção sustentável, o consumo de alimentos frescos e aproximam o campo da cidade.
*Sob supervisão de Daniel Costa