O Programa Gás do Povo passa a atender todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira (26/01). Nesta nova etapa, 950 mil famílias de 17 capitais começam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás (GLP) de 13 kg – inclusive em Cuiabá. O benefício pode ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.
Meta: 15 milhões de famílias
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), o programa deve estar em pleno funcionamento em março, quando vai atender 15 milhões de famílias. A iniciativa busca combater a chamada pobreza energética, ou seja, a dificuldade de acesso a serviços essenciais como energia para cozinhar, aquecer e refrigerar alimentos.
Impacto no orçamento
O ministro Wellington Dias afirma que o programa ajuda diretamente no orçamento das famílias. Com a ampliação, o Auxílio Gás, que atendia cerca de 4,4 milhões de famílias a cada dois meses, será substituído.
Quem tem direito?
Para receber o benefício, a família precisa:
Ser beneficiária do Bolsa Família;
Ter ao menos duas pessoas no núcleo familiar;
Ter renda per capita de até meio salário-mínimo;
Estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses;
Ter o CPF do Responsável Familiar regular.
Como acessar o benefício?
O vale pode ser usado por meio de:
Aplicativo Meu Social – Gás do Povo;
Cartão do Bolsa Família (com chip);
Cartão de débito da Caixa;
- Informando o CPF na revenda e recebendo um código por SMS.
*Sob supervisão de Daniel Costa




