O vereador e ex-secretário municipal de Saúde de Curvelândia (a cerca de 300 km de Cuiabá), Roberto Serenini (PL), deixou a prisão na terça-feira (27) após permanecer detido por aproximadamente quatro meses. Ele estava preso desde setembro de 2025, suspeito de envolvimento no transporte de 52 quilos de cocaína avaliados em cerca de R$ 2 milhões.
A decisão foi proferida pelo juiz Anderson Fernandes Vieira, da 3ª Vara de Mirassol d’Oeste, que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares. Entre as determinações estão a obrigação de comparecer a todos os atos do processo, a proibição de deixar a comarca por mais de sete dias sem autorização judicial e a vedação de acesso a veículos, sistemas ou equipamentos ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Curvelândia.
O magistrado alertou que o descumprimento das medidas pode resultar em nova decretação de prisão preventiva. Também foi fixado prazo de dez dias para a conclusão de diligências técnicas pendentes, como a juntada de laudos periciais de aparelhos eletrônicos apreendidos. Após esse período, as cautelares deverão ser reavaliadas.
Durante a audiência de instrução e julgamento, o Ministério Público manifestou entendimento de que não estavam mais presentes os requisitos legais que sustentavam a prisão preventiva do parlamentar, posicionamento acompanhado pela defesa.
A investigação teve início em agosto de 2025, quando agentes do Gefron abordaram um micro-ônibus da Secretaria de Saúde no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, após denúncia anônima. O veículo transportava pacientes para atendimento médico em Cuiabá e levava a droga escondida em caixas de supermercado no bagageiro.
Com o avanço das apurações, a Denarc apontou que Roberto Serenini teria mantido contato com o motorista do veículo na noite anterior e pouco antes da viagem, além de ter determinado a troca do micro-ônibus utilizado. O parlamentar também teria sido visto em uma unidade básica de saúde horas antes da saída do veículo.
O motorista e os passageiros foram ouvidos e liberados. Já o vereador foi preso no início de setembro, em Cuiabá, e agora responderá ao processo em liberdade, sob o cumprimento das medidas impostas pela Justiça.
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…
Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…
Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…
O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…
Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…