Variedade

Livro sobre mulheres ciganas de Mato Grosso é lançado com apoio da Secel

Rompendo séculos de invisibilidade e silenciamento na história oficial, a primeira obra literária que aborda o universo cigano em Mato Grosso, “Calins do Cerrado – Medicinas e Sabedorias Ciganas”, será lançada nesta sexta-feira (6), em Rondonópolis, pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e a Editora Entrelinhas. A cerimônia de lançamento acontece a partir de 19h, na Biblioteca Pública Municipal Manoel Severino da Silva, localizada na Vila Operária (Quadra 20A, Lote 1131, Avenida Filinto Muller).

O evento vai contar com programação que engloba a exibição do episódio “Zilma”, da minissérie Luzia e As Calins de Mato Grosso, ainda inédita, e declamação da poesia “Sol”, de encerramento do livro, de autoria da vice-presidente da AEEC-MT, Jéssika Lorrayne Alves Cabral Lima Leme, também a proponente e produtora executiva do livro. Também está prevista a apresentação de danças ciganas solos com integrantes do grupo de danças Tradição Cigana, que tem sede na cidade.

O livro foi publicado por meio do projeto “Mestra Diva – Ensinamentos e Sabedorias da Medicina Calon”, aprovado no Edital de Seleção Pública Viver Cultura – Identidades – Edição LPG 2023 da Secel/MT. Um dos temas centrais é a ligação entre as tradições ciganas, como a medicina Calon e a natureza, mais especificamente o cerrado, no caso das Calins que vivem no Estado.

Irandi Rodrigues Foto: Karen Ferreira e Maria Clara Aquino

A obra apresenta contos de cinco mulheres ciganas de quatro cidades mato-grossenses, entre elas a Mestra da Cultura Mato-grossense, raizeira Maria Divina Cabral, a Mestra Diva, de Rondonópolis, que também é a entrevistada especial da edição. Além disso, participam a professora aposentada Irandi Rodrigues Silva, de Chapada dos Guimarães, a assistente social Terezinha Alves, de Cuiabá, a matriarca da comunidade Calon de Tangará da Serra, Venerana Rodrigues Cunha Pereira e a ativista Nilva Rodrigues Cunha, de Rondonópolis.

De acordo com Jéssika Lorrayne, este é o primeiro livro publicado na literatura mato-grossense inteiramente produzido por pessoas ciganas. Segundo a proponente, a obra é uma continuidade do projeto Diva e As Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã, que reconheceu e homenageou Maria Divina como mestra da Cultura Mato-grossense e desdobrou-se na Exposição Multimídia Calin e na minissérie em cinco episódios Diva e As Calins de MT, que podem ser acessadas no seguinte pelo link www.galeriacalin.com .

“É muito importante a gente conseguir registrar em forma de contos, frases e fotos um pouco do que foi a história de nossas mulheres mais velhas, como a minha vó Diva e as tias Nerana, Terezinha, Irandi e Nilva, que estão no livro. No caso da minha vó ainda fica mais significativo, pois ela nunca teve a oportunidade de frequentar a escola, mas agora tem um livro com ensinamentos e sabedorias de vida”, emociona-se Jéssika, ao lembrar que as mulheres do tronco étnico Calon, se autodenominam de “Calins”, palavra na língua Chibe que pode ser traduzida como “Ciganas”.

Em breve o livro poderá ser acessado, a um preço simbólico, no site da Exposição Muiltimídia Calin, no endereço www.galeriacalin.com .

O Noroeste

Recent Posts

Esteticista de 43 anos morre 24 dias após ser atacada a facadas pelo ex-genro dentro de casa

A esteticista Ana Paula Lima Carvalho, de 43 anos, morreu na noite desta terça-feira (3),…

24 minutos ago

Caminhoneiro morto em Sinop tinha 35 anos e levou 6 tiros; Video I MT

O caminhoneiro morto após desentendimento com um colega, na noite de terça-feira (3), foi identificado…

29 minutos ago

Exportações aquecidas impulsionam preços do boi gordo e do bezerro em Mato Grosso

O ritmo acelerado das exportações brasileiras de carne bovina no início de 2026 começa a…

39 minutos ago

Contador atuava em esquema anterior com prejuízo de mais de R$ 45 milhões aos cofres públicos

O contador Marcelo Rodrigues de Arruda, alvo da Operação CNPJ na Cela, apontado como arquiteto do…

47 minutos ago

Seis são presos em operação contra grupo investigado por exploração ilegal de madeira em terra indígena de MT

Grupo também é suspeito de envolvimento em ameaças, intimidações e atos de violência, principalmente contra…

56 minutos ago

Missão chinesa amplia agenda de prospecção em Mato Grosso para além do agronegócio

A visita de um grupo de empresários e pesquisadores chineses a Mato Grosso, na manhã…

1 hora ago