A Prefeitura de Cuiabá segue avançando na modernização do transporte coletivo urbano com a incorporação de 41 novos ônibus, que começam a circular já na próxima semana. Os veículos substituem ônibus antigos, com mais de dez anos de fabricação, e integram um conjunto de ações que mantém atualmente 373 veículos em operação na Capital, com previsão de chegada de mais 17 novos ônibus nos próximos meses.
A renovação da frota é fruto de uma série de fiscalizações realizadas pela Cuiabá Regula, aliadas ao trabalho contínuo da Prefeitura para aperfeiçoar o sistema de transporte coletivo e garantir melhores condições aos usuários. Como parte desse processo, o município emitiu o documento do Novo PAC – Renovação de Frota (Refrota), do Ministério das Cidades, que autoriza as empresas concessionárias a participarem do programa federal de aquisição de novos ônibus. O documento valida que as propostas de renovação estão em conformidade com o contrato de concessão, as diretrizes de mobilidade urbana e a legislação de acessibilidade.
Os novos veículos foram adquiridos de forma solidária com a Prefeitura, que assegurou investimento de R$ 703 mil para a compra dos ônibus. A medida resulta da atuação firme da Cuiabá Regula, que vem cobrando o cumprimento rigoroso das obrigações contratuais por parte das empresas concessionárias.
A nova frota vai beneficiar milhares de usuários diariamente, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade. Todos os ônibus são novos, equipados com ar-condicionado, wi-fi, elevadores para cadeirantes, tecnologia de baixa emissão de carbono e portas com layout diferenciado, que facilitam o fluxo de passageiros e o embarque de pessoas com mobilidade reduzida.
A apresentação oficial da frota ocorre na próxima sexta-feira (6), às 9h, com a presença do diretor regulador de Transporte Coletivo Urbano, Carlos Rafael Carvalho. A meta da gestão municipal é que, até agosto, 100% da frota de ônibus de Cuiabá esteja climatizada, consolidando um novo padrão de qualidade no transporte público da Capital.
Segundo o diretor, a renovação é resultado direto da fiscalização. “A Cuiabá Regula tem atuado de forma firme para garantir a substituição de ônibus defasados, conforme previsto no contrato de concessão. O objetivo é assegurar um transporte mais moderno, acessível e ambientalmente responsável para a população”, afirmou.
Câmeras de reconhecimento facial e proteção às mulheres
Outro avanço importante está na área da segurança. Os novos ônibus contam com câmeras de reconhecimento facial, tecnologia que auxilia no combate ao assédio e a furtos, com garantia de acesso às imagens para mulheres vítimas de violência. Além disso, a frota passa a exibir busdoors com campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando que o assédio no transporte coletivo é crime.
Somente neste ano, já foram registradas inúmeras denúncias relacionadas a assédio nos ônibus. Diante desse cenário, a Prefeitura lançará uma campanha educativa em toda a frota por 30 dias, com ações de conscientização voltadas aos usuários.
Arenápolis celebra, nesta quinta-feira (5), 72 anos de emancipação político-administrativa com importantes investimentos viabilizados pelo…
Comprar mais barato e com menos burocracia. Esse é o principal objetivo da recomendação feita…
A Fecomércio-MT, juntamente com representantes dos sindicatos patronais e do sindicato laboral, firmou termo aditivo…
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou ter sido surpreendido pela mudança de…
Odílio Balbinotti foi deputado federal pelo município de Maringá (PR), entre os anos de 1995…
Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam, na manhã desta quinta-feira (5), 74 tabletes de drogas,…