Featured

Com câmeras, reconhecimento facial e ar-condicionado, novos ônibus começam a circular na capital

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou da entrega de 41 novos ônibus do transporte coletivo de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (6). A nova frota chega para reforçar o sistema e substituir veículos antigos, dentro do processo de modernização do transporte público municipal.

Segundo o prefeito, os veículos são zero quilômetro, vindos diretamente da fábrica, e seguem o padrão técnico definido em contrato com as concessionárias. “São ônibus novos, não são veículos repintados ou usados. É uma renovação real da frota para melhorar o conforto e a segurança do usuário”, afirmou.

Os novos ônibus contam com portas no padrão correto da frota, além de uma série de equipamentos tecnológicos e de segurança. Todos os veículos possuem câmeras de monitoramento, catraca com reconhecimento facial e acessibilidade, ampliando o controle contra fraudes e garantindo melhores condições de uso para passageiros.

Durante os próximos 30 dias, os ônibus também circularão com uma campanha de combate à violência contra a mulher, como forma de conscientização dentro do transporte coletivo.

O prefeito explicou que a renovação ocorre dentro das regras do contrato de concessão. A aquisição foi feita por financiamento privado das empresas de transporte, enquanto a prefeitura concedeu carta de anuência para viabilizar o crédito bancário. Ele destacou ainda que a regularização de pagamentos municipais e a renegociação de dívidas antigas com o Tribunal de Contas permitiram que as empresas obtivessem financiamento para renovar a frota.

“Estamos cumprindo nosso papel de manter os pagamentos em dia e cobrar a melhoria do serviço. Isso permite que as empresas invistam na renovação dos veículos”, disse.

A modernização inclui a meta de ter 100% da frota com ar-condicionado até o fim do ano, com a substituição gradual dos ônibus mais antigos.

Além da renovação dos veículos, o prefeito ressaltou a política de incentivo ao uso do transporte coletivo. O município mantém gratuidade aos domingos, em eventos e em datas comemorativas, iniciativa que consumiu mais de R$ 500 mil em 2025. “A gratuidade permite que o trabalhador e sua família usem o transporte público também para lazer, esporte e atividades sociais”, afirmou.

A entrega dos novos ônibus marca mais uma etapa do plano de reestruturação do transporte coletivo na capital, que prevê melhoria da frota, modernização do sistema e ampliação do acesso da população ao serviço.

O Noroeste

Recent Posts

Advogado desaparece e carro é encontrado abandonado com documentos queimados em MT

Paulo Freitas também trabalhava como motorista de aplicativo na cidade. O advogado Pauto Freitas está desaparecido…

2 horas ago

Diego Guimarães avalia redução da sobrecarga na saúde de Sinop

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), avalia que diminuiu a sobrecarga na fila dos atendimentos…

2 horas ago

Celulares ocultos revelam tática de blindagem na comunicação de grupo envolvido em fraudes fiscais

As investigações da Operação CNPJ na Cela, deflagrada na última terça-feira (3) pelo Comitê Interestadual…

3 horas ago

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril I MT

Até o dia 1º de abril está proibida a exploração florestal sustentável em Mato Grosso.…

3 horas ago

Após aprovação do TCU, Diego explica próximas etapas da duplicação da BR 163

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na quarta-feira (4), explicou durante entrevista à rádio Jovem…

3 horas ago

Cuiabá registra aumento da leishmaniose e reforça alerta contra a raiva

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância…

4 horas ago