Categories: MTMT MAIS

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril I MT

Até o dia 1º de abril está proibida a exploração florestal sustentável em Mato Grosso. A medida busca proteger o solo dos impactos da retirada da madeira na estação chuvosa, além de minimizar as consequências do transporte pesado dentro das florestas.

O período proibitivo, que ocorre todos os anos, começou no dia 1º de fevereiro. A restrição abrange o corte, derrubada, arraste ou transporte de toras.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), cerca de 6% do território mato-grossense é atingido pela restrição, o que corresponde a 52 mil quilômetros quadrados de áreas que possuem Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados pelo órgão.

Em alguns municípios do Noroeste de Mato Grosso, na região amazônica, onde as chuvas são mais intensas, a proibição se estende até maio. As cidades afetadas são Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia.

A norma está prevista em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e regulamentada pela Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso por meio da Resolução nº 10/2017, que estabelece o período proibitivo para a exploração sob o regime de Manejo Florestal Sustentável de Baixo Impacto.

Só é permitido emitir a guia florestal e transportar o volume das espécies de madeira que foram estocadas nas esplanadas e cadastradas no Sistema Sisflora antes do início da proibição, ou após o término, em 1º de abril.

Conforme a superintendente de Gestão Florestal da Sema, Tatiana Paula Marques de Arruda, respeitar esse período é essencial para manter o equilíbrio entre o desenvolvimento ambiental, econômico e social.

“O período proibitivo se refere a época chuvosa, em que não há viabilidade para exploração. A restrição estabelecida nesse momento, garantirá uma exploração mais sustentável, reduzindo o impacto ambiental causado pela movimentação de veículos pesados na floresta e assegurando a conservação da vegetação”, afirma.

O Noroeste

Recent Posts

Eleições 2026: TRE abre inscrições para mesários em mais de 8 mil seções eleitorais de MT; veja benefícios

Em outubro, mais de 2,5 milhões de mato-grossenses vão às urnas eletrônicas para escolher o…

54 minutos ago

Rogério Gallo admite que pode ser suplente de Mendes: “Houve conversa” I Mato Grosso

O ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, confirmou que deixou o comando da…

55 minutos ago

Governador Pivetta define ex-secretário para comandar Escritório de Mato Grosso em Brasília I MT

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (13), Juliano Manzeppi para dar continuidade aos trabalhos…

1 hora ago

Rota do Respeito é destaque no Mês da Mulher da Procuradoria da Mulher

Sob o comando da deputada Janaina Riva (MDB), procuradora especial da Procuradoria Especial da Mulher…

1 hora ago

Emenda parlamentar garante reinauguração do mini-estádio de Dom Aquino

Na véspera do aniversário de 68 anos do município de Dom Aquino, o deputado estadual…

1 hora ago

VÍDEO: macaco usa rabo como ponte entre árvores para travessia de companheiros em MT

O vídeo gravado por turistas mostra a inteligência e a sociabilidade da durante a travessia…

2 horas ago