A 26ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá – Especializada em Fazenda Pública e Fundações Privadas, reuniu-se nesta quarta-feira (11) com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) para avançar no diálogo sobre o fortalecimento do terceiro setor e incentivar a criação de fundações privadas voltadas ao desenvolvimento social no estado.
Durante a reunião, o promotor de Justiça Renee do Ó Souza apresentou as iniciativas do MPMT relacionadas à governança, sustentabilidade e profissionalização das organizações da sociedade civil.
“A CDL é uma das maiores forças institucionais do comércio cuiabano. Sua participação é estratégica para ampliarmos o entendimento sobre as fundações privadas e promovermos uma cultura de governança sólida e de ações sociais com resultados mensuráveis”, destacou o promotor de Justiça.
O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, recebeu o promotor de Justiça e confirmou que a CDL Cuiabá será apoio institucional na divulgação do Encontro Estadual do 3º Setor, promovido pelo Ministério Público e que será realizado no dia 6 de março de 2026, na Sede das Promotorias de Justiça da Capital.
A entidade colocará à disposição seus canais de comunicação, rede de associados e parceiros para ampliar o alcance das informações sobre o evento e estimular a participação ativa do comércio local. Além da divulgação do encontro, a CDL também assumiu compromisso de apoiar o MPMT na agenda de incentivo à criação e modernização de fundações privadas.
O objetivo é engajar a classe empresarial na adoção desse modelo organizacional, que possibilita a execução de projetos sociais estruturados, sustentáveis e com maior capacidade de impacto positivo na comunidade.
Também participaram da reunião o presidente da Fundação CDL Marcos Fonseca, o superintendente da CDL Cuiabá Marcelo Carrijo e a coordenadora institucional e de eventos da CDL Camilla Calori.
Agenda contínua – a reunião com a CDL integra uma série de ações que a 26ª Promotoria de Justiça vem promovendo para aproximar o Ministério Público de entidades da sociedade civil organizada e qualificar o debate sobre governança, transparência e impacto social em Mato Grosso.
Nesta semana, o promotor esteve reunido com o presidente da Fiemt. Já no dia 29 de janeiro, o encontro foi com lideranças do Sistema S do Comércio, para alinhar iniciativas conjuntas e discutir estratégias de fortalecimento institucional das organizações do terceiro setor.
Um dia antes, em 28 de janeiro, a Promotoria realizou um encontro com representantes de dezenas de associações de Cuiabá e Várzea Grande, no Auditório das Promotorias de Justiça. O objetivo foi ampliar o diálogo, esclarecer atribuições legais e estimular a integração entre as entidades, reforçando o papel do MPMT como órgão fiscalizador, mas também como agente de apoio e orientação técnica.
Já no dia 27 de janeiro, o Ministério Público promoveu reunião com Rotary Clubs, Lions Clubs e a Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP) de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, avançando no debate sobre profissionalização e sustentabilidade das organizações sociais.
A Defesa Civil de Mato Grosso está auxiliando o município de Rosário Oeste (a 105…
Sorteio realizado nesta quinta-feira (12) também contemplou outras 1.008 pessoas que pediram o CPF na…
Para acompanhar a situação do rio Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) já organiza…
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (12), um homem, de 69 anos, suspeito de…
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) comemorou a decisão do Governo de Mato Grosso, anunciada…
O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Tutela…