Categories: Featured

Prefeitura busca solução para vendedores de peixe do Praeirinho

A Prefeitura de Cuiabá e a Câmara Municipal avançaram na construção de uma solução definitiva para a comercialização de peixe na região do Praeirinho, na Avenida Beira Rio. Em duas reuniões realizadas nos últimos dias, o prefeito Abilio Brunini, vereadores e representantes da associação tradicional dos comerciantes definiram estratégias conjuntas para regularizar a atividade, garantindo melhores condições de trabalho, higiene e segurança alimentar para consumidores e trabalhadores.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a parceria com a Câmara de Vereadores será fundamental para resolver um problema histórico enfrentado pelos vendedores de pescado da região. Segundo ele, emendas parlamentares destinadas à associação dos comerciantes irão viabilizar melhorias estruturais necessárias para eliminar a insalubridade do espaço e permitir que a atividade continue de forma organizada e segura.

Durante os encontros, que reuniram comerciantes e representantes do Legislativo municipal, foram definidos três planos de ação, organizados em curto, médio e longo prazo. A segunda reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (16) e contou com a presença de representantes da associação e do vereador Alex Rodrigues, que acompanha as tratativas junto aos trabalhadores do local.

No plano emergencial, a prefeitura e os comerciantes da associação tradicional irão providenciar adequações técnicas imediatas para garantir a salubridade no comércio do pescado, permitindo a continuidade das vendas dentro das normas sanitárias. As medidas incluem ajustes estruturais e organização do espaço de comercialização.

No médio prazo, a proposta é estruturar melhorias permanentes no local, utilizando recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas à associação. Já no planejamento de longo prazo, a gestão municipal estuda alternativas que consolidem definitivamente a atividade comercial do pescado no Praeirinho, preservando a tradição e assegurando dignidade aos trabalhadores.

Peixe Santo e tradição

Durante a reunião, o prefeito também solicitou à associação dos comerciantes a apresentação de um orçamento para garantir o atendimento à demanda do tradicional Peixe Santo, pescado historicamente comercializado a preços mais acessíveis durante a Semana Santa. A iniciativa busca assegurar que a população continue tendo acesso ao produto, mantendo uma tradição cultural e religiosa importante para Cuiabá.

A prefeitura reforça que o diálogo com os comerciantes continuará nos próximos dias, com o objetivo de transformar as propostas discutidas em ações concretas e definitivas para o Praeirinho

O Noroeste

Recent Posts

Motociclista morre e passageira fica ferida após batida entre carro e moto em MT

Ana Paula Gomes da Silva, de 42 anos, morreu enquanto era levada ao hospital do…

13 horas ago

Rota do Café reposiciona Mato Grosso no cenário nacional da cafeicultura

Com apoio da Seaf-MT, pesquisa da Empaer valida cultivares e impulsiona renda e a agricultura…

14 horas ago

Pivetta anuncia criação de guarda municipal nas 30 maiores cidades I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) revelou que o governo do Estado está preparando um programa…

15 horas ago

Jayme Campos cobra competitividade na transição energética para redução de custos

O senador Jayme Campos (União-MT) defendeu no Senado que o Brasil aproveite o potencial da…

15 horas ago

Piloteiro de embarcações na fuga de criminosos do ataque à cidade de Mato Grosso é preso

Foragido desde o ataque, suspeito foi localizado em uma área de difícil acesso no estado…

15 horas ago

MC Poze vira réu por associação ao tráfico e terá audiência em MT

MC responde a um processo por supostos crimes de associação ao tráfico e corrupção de…

15 horas ago