Segunda a Polícia Militar, as equipes encontraram árvores derrubadas que bloqueavam a passagem da viatura, sendo necessário continuar a ação a pé.
Dois homens, ambos de 52 anos, foram presos após obstruírem vias para impedir a passagem de viaturas policiais, depois de realizarem extração ilegal de madeira em Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (16). Os crimes ocorreram na Estação Ecológica Rio Ronuro.
Segundo a Polícia Militar, a fiscalização começou por volta das 9h37, após a identificação de rastros de motocicleta e trator na entrada da unidade de conservação. Durante as buscas, os policiais percorreram cerca de 12 quilômetros dentro da área protegida e encontraram árvores derrubadas que bloqueavam a passagem da viatura, sendo necessário continuar a ação a pé.
Em uma clareira, a equipe localizou diversas toras de madeira cortadas recentemente. Em seguida, os policiais encontraram um trator preto e uma pá-carregadeira com garfo para transporte de madeira.
De acordo com a polícia, os dois suspeitos que operavam os equipamentos foram localizados e abordados no local. Conforme a fiscalização, os maquinários eram utilizados para a abertura de novos acessos e para a extração ilegal de madeira dentro da unidade de conservação.
Os equipamentos foram apreendidos e removidos com apoio de guincho. Eles serão encaminhados ao pátio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no Distrito Industrial, em Cuiabá.
Os dois suspeitos foram encaminhados à delegacia e devem responder por destruição de floresta nativa ou plantada, dano a unidade de conservação e associação criminosa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/Y/F/dBfUNNQzuQu2C1idSvCA/copia-de-videos-g1-4-.jpg)




