Featured

Mato Grosso divulga resultado da fluência leitora 2025 e registra maior avanço em cinco anos

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou os resultados da Avaliação de Fluência Leitora – Saída 2025, com foco nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal.

Aplicada desde 2021, a avaliação é uma ferramenta diagnóstica que mede a capacidade de leitura em voz alta, considerando precisão, velocidade e prosódia, permitindo classificar os alunos em perfis como pré-leitor, iniciante ou fluente.

Para a Seduc, os dados de 2025 confirmam um avanço histórico na alfabetização em Mato Grosso. O Índice de Fluência Leitora (IFL) apresentou crescimento progressivo nos últimos três anos, saindo de 5,9 em 2023 para 6,2 em 2024 e alcançando 6,9 em 2025, em uma escala que vai até 10.

A participação dos estudantes se manteve acima de 95%, reforçando o engajamento das redes e a confiabilidade dos resultados.

A série histórica também evidencia a redução significativa do número de alunos classificados como pré-leitores nos níveis 1, 2 e 3, ao mesmo tempo em que cresce o percentual de estudantes leitores. Esse desempenho representa o maior avanço registrado nos últimos cinco anos do programa Alfabetiza MT, consolidando uma política pública focada em resultados concretos na aprendizagem.

O grande diferencial de 2025 foi a ampliação da avaliação de fluência leitora para alunos do 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa oferece às escolas mais um instrumento de análise pedagógica, permitindo identificar estudantes que ainda apresentam defasagens na alfabetização e, assim, planejar ações de intervenção e recomposição das habilidades ainda não consolidadas.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os resultados da avaliação, divulgados em 13 de fevereiro, evidenciam o impacto direto do esforço coletivo das redes de ensino. Segundo ele, os indicadores confirmam o comprometimento de gestores, professores e equipes pedagógicas com a melhoria da aprendizagem e o fortalecimento das políticas educacionais voltadas à alfabetização.

“Esse crescimento expressivo é fruto direto do regime de colaboração entre o Estado e os municípios. O mérito é dos professores alfabetizadores e das Secretarias Municipais de Educação, que abraçaram a política de alfabetização na idade certa e fazem a diferença dentro da sala de aula”, destacou.

Por fim, ele acrescenta que “os avanços comprovam a força da parceria Estado-Município em Mato Grosso e reafirma o compromisso de seguir investindo em políticas educacionais que garantam a alfabetização na idade certa, assegurando que cada estudante tenha acesso a uma aprendizagem de qualidade desde os primeiros anos escolares”.

O Noroeste

Recent Posts

Mercado, açougue e conveniência de posto são flagrados furtando energia e 5 pessoas são presas

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Concessionária de…

4 minutos ago

Cuiabá abre processo seletivo para contratar médicos com salário de quase R$ 11 mil

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, publicou o Edital…

5 minutos ago

Wilson Santos intervém e Justiça concede liminar para manter 22 famílias de pescadores no Praeirinho

Após se reunir com as famílias de pescadores e comerciantes da Feira do Praeirinho, na…

31 minutos ago

Ex-cabo do Exército morre em acidente com moto em MT

Weligton da Silva Pereira, de 28 anos, foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos. A…

39 minutos ago

Cuiabá apresenta queda histórica nos casos de Covid-19 e reforça ações de prevenção

A Prefeitura de Cuiabá segue obtendo resultados positivos no enfrentamento às doenças respiratórias. De acordo…

40 minutos ago

Seduc lança edital do Pré-Enem Digit@l MT 2026 com aulas presenciais e plataforma on-line

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou, nesta quinta-feira (19.2), o Edital…

41 minutos ago