MT

Mato Grosso gera 31,7 mil empregos e impulsiona comércio e serviços

Mato Grosso criou 31,7 mil empregos formais em 2025 e impulsionou diretamente o crescimento do comércio e dos serviços, colocando o estado entre os destaques nacionais em vendas e faturamento. Segundo análise do Instituto de Pesquisa da Fecomércio no Estado (IPF-MT), o aumento de trabalhadores com carteira assinada também elevou os indicadores nacionais.

Ainda conforme o Novo Caged, o setor de serviços contribuiu com 14,4 mil novos postos de trabalho no ano em Mato Grosso, representando 45,5% do total. A agropecuária registrou expansão de quase 6,2 mil vagas (19,5%), seguida do comércio, com 4,3 mil (13,7%), da indústria, que cresceu quase 4,2 mil postos (13,2%), e da construção, com 2,5 mil (8%).

O aumento de trabalhadores celetistas elevou o consumo no estado. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), houve expansão de 3,3% no volume de vendas e de 7,9% na receita, colocando Mato Grosso como o 7º maior crescimento do país. Os resultados superam a média nacional, que registrou alta de 1,6% nas vendas e de 6,4% na receita.

Já em relação aos serviços, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) no estado registrou aumento de 4,9% no volume e de 7,2% na receita, na comparação com 2024. Ainda conforme análise do instituto da Fecomércio-MT, também se observou crescimento de 2,8% no volume e de 7,5% na receita no país.

O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou a potencialidade econômica estadual com o aumento do emprego. “No conjunto, o quadro aponta para uma economia que está conseguindo transformar renda setorial em dinamismo econômico, sendo serviços e comércio agentes amplificadores desse ciclo”.

Geração de emprego em crescimento

Mato Grosso vem apresentando resultados positivos na geração de empregos nos últimos dois anos. Wenceslau Júnior explicou que a manutenção desse desempenho reforça a tendência de aquecimento do mercado de trabalho local, uma vez que dados do Novo Caged mostram a criação de 25,4 mil empregos com carteira assinada em 2024.

“A empregabilidade mato-grossense, aliada ao papel estratégico do comércio e dos serviços, aponta para uma economia aquecida no estado, que se mantém, em maior ou menor medida, desde a pandemia”, disse.

Ele completou que o cenário confirma um ciclo consistente de expansão da economia mato-grossense. “O setor terciário funciona como mecanismo de multiplicação da renda. Quando cresce, sinaliza que a economia não está apenas produzindo, mas circulando renda com intensidade”.

O Noroeste

Recent Posts

Menor é apreendido com roupas e simulacro de pistola usados no dia da morte de advogado em MT

Um adolescente que teve o envolvimento na morte do advogado e motorista de aplicativo, de…

51 segundos ago

Mercado, açougue e conveniência de posto são flagrados furtando energia e 5 pessoas são presas

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Concessionária de…

7 minutos ago

Cuiabá abre processo seletivo para contratar médicos com salário de quase R$ 11 mil

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, publicou o Edital…

7 minutos ago

Wilson Santos intervém e Justiça concede liminar para manter 22 famílias de pescadores no Praeirinho

Após se reunir com as famílias de pescadores e comerciantes da Feira do Praeirinho, na…

34 minutos ago

Ex-cabo do Exército morre em acidente com moto em MT

Weligton da Silva Pereira, de 28 anos, foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos. A…

41 minutos ago

Cuiabá apresenta queda histórica nos casos de Covid-19 e reforça ações de prevenção

A Prefeitura de Cuiabá segue obtendo resultados positivos no enfrentamento às doenças respiratórias. De acordo…

43 minutos ago