A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de 2026 (sábado), 305 anos da realização da Primeira Missa do Centro-Oeste Brasileiro, ocorrida em 21 de fevereiro de 1721. Para comemorar a data histórica e marcada pela fé, haverá Missa em Ação de Graças, presidida pelo padre Raul Felipe da Cruz Berto, às 8h, no local, com a presença de fiéis, lideranças comunitárias e moradores da região.
Após a celebração, será distribuída uma lembrança comemorativa aos participantes para eternizar simbolicamente o momento. O convite é extensivo a todos que desejarem participar.
À época, a missa foi celebrada pelo padre Jerônimo Botelho, um marco da evangelização e da formação histórica e espiritual de Mato Grosso.
A tradição de homenagear a data foi fortalecida a partir da década de 1970 por iniciativa de Adolfo Vilela de Miranda, que realizava anualmente uma reza no local, mantendo viva a memória religiosa da comunidade.
O reconhecimento oficial da importância histórica veio com a Lei nº 7.242, de 11 de abril de 2025, sancionada pelo prefeito Abílio Brunini, instituindo o Dia da Primeira Missa em Cuiabá, a ser comemorado anualmente em 21 de fevereiro, integrando o Calendário Oficial de Eventos do Município.
A celebração reforça os laços entre fé, cultura e identidade local, preservando uma tradição que atravessa mais de três séculos.
Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…
Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…
A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…
Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…
Assessoria - A Unimed Cuiabá promoverá, na próxima terça-feira (24/02), a partir das 09h, aferição…