Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), foi classificada para o Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026. A competição será realizada no mês de setembro, na cidade de Pontevedra, na Espanha, sob organização da World Triathlon.
Triatleta há mais de cinco anos, a bombeira militar garantiu a vaga após conquistar o título do Campeonato Estadual de Triathlon Sprint de Mato Grosso em 2025, vencendo as três etapas do Circuito Supera. O desempenho de destaque consolidou sua classificação para representar o Estado na competição mundial.
A cabo BM Dalila destaca que a conquista é fruto de disciplina, constância e dedicação diária aos treinos. Com acompanhamento de assessoria esportiva, ela se lança em corridas, mergulhos, pedaladas e exercícios de força. O desafio, segundo ela, é equilibrar o preparo físico de alto rendimento com a vida de bombeira, sempre alerta e em prontidão para as missões que surgirem.
“Sou bolsista da minha assessoria e sigo a planilha de treinos com muita disciplina, conciliando com a minha missão sendo bombeira. Treino todos os dias. As modalidades são divididas ao longo da semana e há dias em que realizo duas sessões de treino”, explicou.
Ainda segundo a bombeira militar, a preparação segue intensa até o mês da competição. E, além do preparo físico, ela levará consigo o espírito competitivo e o preparo psicológico para enfrentar atletas de alto nível, superar desafios e representar com honra Mato Grosso em uma competição de alcance mundial.
“Será a primeira vez que participo de um evento desse porte e estou ansiosa por viver a experiência representando o meu estado e país. Disseram que o clima é de Copa do Mundo, inclusive há desfile das nações na abertura do evento, que tem cinco dias de programação. Estou muito feliz”, afirmou.
A participação da bombeira militar no Mundial reforça o incentivo da corporação ao esporte e a valorização da atividade física como ferramentas de desenvolvimento pessoal, disciplina e preparo profissional. A conquista também busca inspirar outros militares a seguirem o caminho do esporte.
Assim como a cabo BM Dalila, outras nove mulheres e 17 homens, todos atletas mato-grossenses, também se classificaram para participar da competição mundial em diferentes em diferentes categorias. Além de Mato Grosso, competidores de outros estados também irão compor a delegação brasileira que participará do mundial.
Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026
O Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026 será realizado de 23 a 27 de setembro. Ao longo da semana, haverá a Cerimônia de Abertura, Desfile das Nações e a coroação dos Campeões Mundiais de Elite.
Aos policiais, a vítima relatou que foi levada à força durante a madrugada, agredida e…
Um homem, identificado apenas como Jonny, morreu em um acidente de trânsito entre o carro…
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) propôs a criação de uma política estadual para incentivar…
Estado ampliou presença global e passou de 148 para 164 países compradores em dois anos…
As Polícias Civil e Militar realizaram, nesse sábado (21), operações integradas nos municípios de Santa…
O concurso "Temos Vagas - Lollapalooza” é feito para bandas autorais que queiram tocar no…