Categories: FeaturedMT MAIS

Golpe do ‘falso presente’: 11 investigados por fraudes em Cuiabá são alvos da polícia em SP

Onze pessoas investigadas por praticarem o golpe do “falso presente” na internet foram alvo da Polícia Civil nesta terça-feira (24), nas cidades de São Paulo (SP) e Taboão da Serra (SP). Os prejuízos às vítimas, todas moradoras de Cuiabá, ultrapassam R$ 160 mil.

Segundo a polícia, os suspeitos simulavam a entrega de presentes às vítimas, geralmente em datas comemorativas, alegando a necessidade de pagamento de uma taxa de entrega por meio de maquina de cartão.

No momento da transação, eram realizadas cobranças superiores ao valor informado, mediante manipulação do equipamento ou induzimento da vítima a erro.

Na ação, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de bloqueio de bens e valores vinculados aos investigados.

A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionatos e Outras Fraudes de Cuiabá, e representa desdobramento da primeira fase da operação, cumprida em fevereiro de 2025, quando um dos principais chefes do esquema foi preso.

As investigações identificaram ainda uma estrutura organizada com divisão de tarefas, envolvendo núcleo executor e núcleo financeiro responsável pela disponibilização de contas bancárias, pulverização dos valores e ocultação do crime.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso tem previsão de chuvas fortes acompanhadas de ventania até sexta-feira

A instabilidade climática segue predominando em toda o Mato Grosso nesta semana. O calor, a…

21 minutos ago

Motorista é resgatado após ser arrastado por correnteza e água invadir carro durante temporal em Cuiabá

Vítima conseguiu pedir socorro e permaneceu agarrada a uma árvore, usando-a como apoio para não…

30 minutos ago

Igreja Católica anuncia enviado do Papa Leão XIV para beatificação de padre assassinado em MT

Cerimônia será realizada no dia 13 de junho de 2026, às 9h (10h, horário de…

1 hora ago

Homem é morto a tiros na porta de casa; polícia acha arma na moto da vítima I MT

Homem identificado como Eduardo Rodrigues Duarte foi assassinado, no final da tarde de segunda-feira (23),…

3 horas ago

Três suspeitos de abastecer garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé são presos em operação da PF em MT

Investigação aponta venda clandestina de diesel para atividades ilegais. Segundo a PF, o grupo teria…

3 horas ago

Max Russi destaca força do municipalismo e defende mais autonomia para cidades de MT

Por Max Russi Neste 23 de fevereiro, celebramos o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro.…

3 horas ago