Categories: MTPolitica MT

TCE-MT recebe contas de 2025 do Governo de Mato Grosso e destaca avanços I MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, e o conselheiro-relator José Carlos Novelli, receberam, do governador Mauro Mendes, as contas anuais do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2025. Durante a entrega, realizada nesta quarta-feira (18), o presidente chamou a atenção para a evolução dos indicadores fiscais observada nos últimos anos.

“Há todo um controle que, ao que nos parece, é melhor ainda do que no ano passado. O estado está crescendo na sua estrutura e investindo, neste ano, 17% do que arrecadou, tudo em receita própria, sem empréstimos. Então, o que vemos é um estado equilibrado e certamente esse será o resultado da análise dessas contas”, afirmou Sérgio Ricardo.

De acordo com o governador, a atual política de equilíbrio fiscal tem garantido ao Estado capacidade de investimento em diferentes setores. Na ocasião, Mendes também ressaltou que, para além de uma obrigação legal, a entrega das contas reforça o compromisso do Executivo com a transparência.

“O governo vem mantendo uma performance muito adequada de investimentos e de retorno ao cidadão de tudo aquilo que arrecadamos de impostos. Estamos entregando obras de infraestrutura, como pontes, estradas, escolas e hospitais, fazendo com que o dinheiro público contribua para um estado melhor de se viver”, disse Mendes.

O balanço tem prazo de até 60 dias para apreciação em Plenário, seguindo posteriormente para julgamento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). “Recebemos com muita tranquilidade essas contas. O governo vem demonstrando que, além dos ajustes fiscais necessários, tem feito um programa de infraestrutura significativo e, com isso, tem correspondido às expectativas da sociedade, dos produtores e de todos que vivem em Mato Grosso”, pontuou o conselheiro-relator, José Carlos Novelli.

Já o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Rogério Gallo, destacou o cenário de superávit e lembrou que o Estado recebeu, no ano passado, nota A+ da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a classificação máxima na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) e da qualidade das informações fiscais.

“Ter as contas públicas sanadas é muito importante para que as pessoas tenham acesso a um bom serviço público, com qualidade. Pelo sexto ano consecutivo, de 2020 a 2025, terminamos com capacidade de pagamento ‘A’, e isso se reflete diretamente em benefícios para a população”, concluiu.

 

Contas de Governo

Nas contas anuais de governo, o TCE-MT avalia a lisura das decisões dos chefes do Executivo estadual e municipais, a partir da análise do planejamento e do cumprimento das leis. Com base nisso, o Tribunal se manifesta sobre a condição financeira, orçamentária e patrimonial no período de responsabilidade de cada gestor.

Nesse processo, os relatores observam, entre outros critérios, o cumprimento de limites constitucionais e legais, a execução dos programas previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), a transparência dos atos, os resultados das políticas públicas e os indicadores de desenvolvimento econômico e social registrados no período.

O Noroeste

Recent Posts

ALMT implanta programa Jovem Aprendiz pela primeira vez em sua história

Em parceria inédita com o Ministério do Trabalho e empresas privadas, ALMT recebe os primeiros…

1 hora ago

MT arrecada R$ 42,6 bilhões em 2025; indicador aponta baixo endividamento e nota máxima em capacidade de pagamento

Segundo relatório, Estado investiu 16,40% da sua receita em obras e ações no ano de…

1 hora ago

Deputado Max comemora promoção de subtenente e mais 24 militares da Operação Canguçu I MT

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado…

2 horas ago

Papagaio acompanha tutor até viatura da polícia durante operação contra ‘delivery do tráfico’ em Cuiabá

O animal, contudo, não o acompanhou até a delegacia porque foi retirado por familiares, mas…

2 horas ago

Corpo de homem é encontrado boiando em rio de área indígena em MT

O corpo de um homem ainda não identificado foi localizado nesta terça-feira (17) no Rio…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta pelo padrasto é socorrida após tenta tirar a própria vida em ponte de Cuiabá

Suellen de Alencastro Arruda, de 40 anos, tentou tirar a própria vida na tarde desta…

3 horas ago