33 C
Cuiabá
segunda-feira, março 23, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMato GrossoEconomiaCombate ao bicudo se intensifica em MT com avanço das lavouras de...

Combate ao bicudo se intensifica em MT com avanço das lavouras de algodão

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


O avanço das lavouras de algodão em Mato Grosso para a fase reprodutiva acendeu o alerta entre produtores nesta semana. Nesse período, as plantas se tornam mais sensíveis ao ataque de pragas, principalmente o bicudo-do-algodoeiro, considerado um dos maiores desafios da cultura.

Diante desse cenário, os agricultores reforçaram as estratégias de controle. Houve aumento na aplicação de defensivos agrícolas, intensificação do monitoramento por meio de armadilhas e eliminação de plantas voluntárias, que podem servir de abrigo para o inseto.

Paralelamente, as ações de limpeza também foram ampliadas para áreas externas às propriedades, como as margens de rodovias, onde o algodão espontâneo pode contribuir para a proliferação da praga.

Além do bicudo, outras ameaças seguem sendo controladas ao longo do ciclo produtivo, como pulgões, ácaros e lagartas. No início do plantio, também foram registrados casos pontuais de grilos e caramujos.

Mesmo com os desafios, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras, com um equilíbrio entre períodos de sol e chuva. No campo, o calendário agrícola segue avançando: enquanto a colheita da soja se aproxima da conclusão, o milho ganha espaço, apesar de algumas áreas terem registrado falhas devido ao excesso de chuvas, exigindo replantio pontual.



- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -