Evento começa dia 25 de março e oferece várias oficinas para mulheres desde aulas de defesa pessoal a cursos de qualificação profissional.
Cuiabá recebe nesta quarta-feira (25) um evento gratuito de enfrentamento à violência contra a mulher, com programação voltada à informação, acolhimento e promoção da autonomia feminina. As atividades começam às 17h e incluem talk show, atendimentos e ações abertas ao público, com a presença da atriz e ativista Luiza Brunet, referência nacional na defesa dos direitos das mulheres.
A iniciativa faz parte do “MP por Elas”, ação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), que chega à terceira edição no shopping dentro do projeto “Diálogos com a Sociedade”. Segundo o órgão, a ação tem o objetivo de oferecer orientação, atendimento especializado e conscientização sobre a violência doméstica, além de incentivar a autonomia feminina.
O evento contará ainda com a participação da procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela e da presidente da Câmara da Mulher da Fiemt, Ana Cássia Rangel. A mediação será da jornalista e gerente de comunicação da TV Centro América, Jaqueline Naujorks, em uma convesa sobre enfrentamento à violência e fortalecimento da autonomia das mulheres.
A programação inclui também apresentação musical do Quarteto do Sesi e uma intervenção teatral, que buscam sensibilizar o público por meio da arte, da informação e do diálogo.
Programação do espaço
O Espaço MP por Elas, localizado no piso 1 do shopping, segue aberto ao público até 17 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. No local, serão oferecidas oficinas gratuitas voltadas ao desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e fortalecimento da autoestima feminina (veja atividades e cronograma abaixo).
Cronograma das oficinas do projeto MP por Elas
| Data | Horário | Oficina | Objetivo |
| 24/04 | 14h às 16h | Oficina de Defesa Pessoal – Krav Maga | Oferece técnicas básicas de autoproteção e fortalecimento da autoconfiança |
| 26/04 | 14h às 18h | Oficina de Hydralabial | Oferece aula de Buço e Depilação Facial |
| 27/04 | 14h | Projeto Amarracabelo | Oferece aula de tranças que estimula criatividade, autoestima e geração de renda |
| 30/04 | 14h | Robótica | Experiência prática em robótica aproximando mulheres do universo da tecnologia |
| 31/04 | 12h às 20h | Oficina de Brow Lamination e Design de Sobrancelhas | Oferece aula com certificação |
| 01/05 | 11h | Workshop “Mulher que se Nutre, Mulher que Floresce” | Qualidade de vida e rotina saudável |
| Dias 2, 6 e 7 de abril | 14h | Marketing 360 | Estratégias de tráfego e resultados |
| 09/05 | 13h às 16h | Elétrica Básica | Ampliar oportunidades de qualificação profissional |




