Doze homens foram presos por crimes contra mulheres durante a Operação Lilás, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso em diversas regiões do estado. O balanço, divulgado nesta sexta-feira (27), reúne prisões de suspeitos procurados por delitos graves, como feminicídio, estupro de vulnerável, ameaça, furto e lesão corporal.
A polícia informou que as diligências realizadas ao longo do mês buscaram reforçar a segurança de mulheres vítimas de violência, retirando de circulação suspeitos e prevenindo novos crimes, especialmente em ambientes onde as vítimas deveriam estar protegidas.
A ação foi coordenada pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas e teve como objetivo cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça contra suspeitos de violência doméstica e familiar.
De acordo com a Polícia Interestadual (Polinter), o trabalho de localização e prisão de outros suspeitos deve continuar nos próximos meses, como parte do esforço para fortalecer a rede de proteção às mulheres e garantir a responsabilização dos autores desses crimes.
Segundo a Polícia Civil, os alvos da operação eram considerados foragidos e estavam sendo procurados por envolvimento em delitos graves. A Operação Lilás faz referência ao Dia Internacional da Mulher e integra uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero.
Brasil tem mais de 300 condenados ou suspeitos de feminicídio procurados pela Justiça
🚨Como pedir ajuda?
O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.
O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 com o objetivo de criar mecanismos para prevenir e impedir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a Lei, a violência doméstica contra a mulher envolve qualquer ação baseada no gênero, ou seja, a mulher sofrer algum tipo de violência apenas pelo fato de ser mulher.
O Instituto Maria da Penha aponta que essa violência pode ser dos seguintes tipos:
O que é medida protetiva?
As medidas protetivas são ordens judiciais que buscam proteger pessoas que estejam em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade. São dois tipos: as voltadas para o agressor, para impedir que ele se aproxime da vítima; e as voltadas para a vítima, para garantir a sua segurança e a proteção dos seus bens e da sua família.
Quem pode solicitar?
Qualquer mulher que esteja passando por uma situação de violência doméstica e familiar, independente do tipo de ameaça, lesão ou omissão.
Como solicitar medida protetiva?
A solicitação da medida protetiva pode ser feita em delegacias, Ministérios Públicos ou na Defensoria Pública. A mulher não precisa estar acompanhada de um advogado para fazer o pedido.
A Polícia Civil apreendeu cerca de R$ 109 mil que estavam acondicionados em um cofre,…
Um bebê de 5 meses, identificado como Jesser Victor Gameleira dos Santos, foi encontrado morto…
A nata da política mato-grossense e parte considerável do PIB estadual esteve nesta tarde de…
Dois homens foram encontrados amarrados e com sinais de tortura em uma casa. Uma vítima…
O ex-governador Mauro Mendes afirmou nesta terça-feira (31) que deixa o cargo após mais de…
O programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado e referência em videomonitoramento na segurança…