Conteúdo/ODOC – O juiz Rafael Deprá Panichella, da 2ª Vara Criminal de Sorriso (a 398 km de Cuiabá), manteve a prisão de um professor da rede estadual de ensino que aliciava alunos da Escola Mário Spinelli para que eles integrassem uma facção criminosa. A decisão foi tomada durante audiência de custódia realizada nesta terça-feira (18).
O criminoso, cuja identidade não foi revelada pela polícia, foi preso em flagrante no fim da tarde de segunda-feira (17), acusado de envolvimento em crimes como sequestro, tortura e organização criminosa.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, ele foi apontado como responsável por ordenar “salves” contra alunos que não compactuavam com ações e determinações de um grupo criminoso.
Diante do caso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) emitiu uma nota na terça-feira anunciando que o professor havia sido exonerado do cargo. Além disso, a unidade também informou que todas as medidas administrativas já haviam sido tomadas e que estão sendo realizadas ações psicossociais junto à comunidade estudantil.
O caso
As ações contra o aliciador tiveram início após a polícia receber informações de uma situação de sequestro em que quatro alunos, com idades entre 12 a 14 anos, foram induzidos a sair para fora do colégio, ocasião em que foram rendidos, ameaçados e obrigados a obedecer ordens de outros alunos ligados a uma facção.
O castigo às vítimas teria sido determinado pelo professor, que era conhecido pelos alunos com o apelido de uma sigla que faz referência a um grupo criminoso. Ele também é suspeito de assediar sexualmente alunos com idades entre 13 e 15 anos, oferecendo presença, notas escolares, dinheiro e até drogas.
As investigações seguem em andamento para identificar outros crimes que ele possa estar envolvido.
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…
Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…
Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…
O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…
Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…