Categories: Featured

Operação apreende 18 veículos por poluição sonora no Parque Cuiabá


Uma parceria da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) com a equipe Raio da Polícia Militar culminou, na sexta-feira (28), com a quarta fase da Operação Raio de Ordem, destinada a combater a poluição sonora provocada por motocicletas com escapamento adulterado.

Também participaram a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Desta vez, a fiscalização ocorreu no bairro Parque Cuiabá. Foram 17 motocicletas e um veículo apreendidos por poluição sonora. 

Cada um foi autuado por infração grave por violação aos limites sonoros da Lei Municipal 3819/99. Por isso, cada proprietário pagará multa de R$ 896,98 (Oitocentos e noventa e seis reais e noventa e oito centavos). 

Outros 10 veículos foram autuados por motivos diversos: falta de habilitação do motorista e licenciamento vencido. A equipe Raio da Polícia Militar identificou motos irregulares ao percorrer trechos do bairro Parque Cuiabá.

Após flagrados, os motoqueiros em situação irregular foram encaminhados a sede da 2ª Companhia da Polícia Militar localizada no bairro Parque Cuiabá. 

Lá, fiscais da Ordem Pública procederam com a medição dos sons emitidos pelos escapamentos, se verificando, a partir daí, índices elevados e incompatíveis com as normas de bem-estar social.

Fiscalização intensa

A secretaria municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a Operação Raio de Ordem não tem a intenção de prejudicar trabalhadores que dependem de motocicletas para seu emprego diário, mas, punir os infratores que perturbam a ordem pública com ruído excessivo.

“Esses barulhos intensos são causados por escapamentos adulterados e prejudicam a saúde auditiva, prejudicando autistas, idosos, crianças e pacientes de hospitais. Todos os autos de infração serão encaminhados ao Ministério Público. É uma ação que reafirma o compromisso da administração local em promover mais qualidade de vida à população e oferecer um trânsito mais seguro”, pontuou.

O comandante da equipe Raio da Polícia Militar, Wesmensandro Rodrigues, reformou que está comprometido em auxiliar a Prefeitura de Cuiabá nas políticas de segurança do trânsito. “A PM vai contribuir com ações para garantir o sossego e o cumprimento das leis que protegem da perturbação”.

O Tenente Coronel Fábio Alves Ribeiro destacou a importância do trabalho em conjunto. “Estamos trabalhando firme no propósito de garantir o cumprimento das leis e preservar direitos”.

O Noroeste

Recent Posts

Menina de 9 anos é encontrada sozinha em casa usada para tráfico de drogas em MT

Durante buscas, foram apreendidas porções de maconha e pasta base de cocaína, além de materiais…

6 segundos ago

Obras na Avenida da Prainha avançam e trecho atual deve ser concluído na próxima semana

As obras de correção do sistema de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, mais conhecida como…

2 minutos ago

Corregedoria envia equipe para investigar conduta de policiais após prints de mensagens que sugerem tortura e estupro em MT

Medida busca acelerar investigação devido à gravidade das denúncias. Polícia Civil diz que aparelho funcional…

2 minutos ago

Lúdio avalia como avanço definição antecipada de Natasha e defende mulher no Senado I MT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avaliou como um passo relevante a decisão dos partidos…

5 minutos ago

TJMT manda devolver bens apreendidos de advogados investigados em caso Renato Nery

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou a restituição de…

7 minutos ago

Bares insalubres e sem alvarás são interditados durante operação Grito de Carnaval

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), interditou dois…

7 minutos ago