Categories: Variedade

Aquário Municipal recebe mais de 650 estudantes em março


Mais de 650 estudantes acompanhados de professores e monitores da rede pública e particular de Cuiabá e Várzea Grande visitaram o Aquário Municipal Justino Malheiros durante o mês de março. Por determinação do prefeito Abilio Brunini, as visitas são gratuitas para toda a população. O espaço funciona às terças e quartas-feiras, das 9h às 18h, e de quinta a domingo com horário estendido, das 9h às 22h.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o agendamento de visitas para as unidades escolares promove inclusão, conhecimento ambiental e valorização dos pontos turísticos de Cuiabá.

Na última sexta-feira (28), aproximadamente 10 alunos do 5º ano da Escola Sonho de Criança participaram de uma aula diferenciada, integrada ao projeto pedagógico que valoriza os pontos turísticos da capital. Josely Matos, diretora da escola, destacou o excelente atendimento recebido e a importância do primeiro contato dos alunos com os animais do aquário.

“Esta é a primeira vez que eu venho ao aquário representando a escola. Viemos com a turma do quinto ano, pois nosso projeto enfatiza o envolvimento com os pontos turísticos da cidade. Foi muito fácil fazer o agendamento, e fomos muito bem recebidos, desde o Museu da Caixa d’Água Velha até aqui. Notei que os funcionários estão capacitados para oferecer a melhor experiência de atendimento”, afirmou Josely.

Durante a visita, as alunas Júlia Soares, 10 anos, e Natalie Lemos de Matos, do 5º ano, expressaram seu entusiasmo com o cenário e a diversidade dos peixes amazônicos: “Gostamos muito! Os peixes são lindos!”

O aquário abriga mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizados em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Entre os destaques das espécies maiores estão o Pirarucu, Tambaqui, Pirarara, Dourado, Cachara, Jaú e Jundiá. Já entre os peixes menores, encontram-se o Matrinxã, Piraputanga, Piau, Piauçu, Piau Três Pintas, alevinos e Lambari, além dos híbridos Jundiara e Tambatinga.

No mesmo dia, o Colégio Unicus promoveu uma aula de campo para 40 alunos em comemoração ao aniversário de Cuiabá. Ana Carla Fanini, coordenadora pedagógica, ressaltou a importância de aproximar as crianças dos pontos turísticos e da história da cidade.

“Estamos aqui em aula de campo em comemoração ao aniversário de Cuiabá, e cada ponto turístico é fundamental para que nossas crianças conheçam o que a cidade representa”, afirmou Ana Carla.

Entre as escolas que participaram das visitas estão: Santa Isabel, Colégio CEMA, Colégio São Gonçalo, EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, Anjinho da Guarda, Escola Vila Martins, Escola Alicerce, Escola Sonho Meu, Colégio Unicus e Colégio Ibero-Americano.

O Noroeste

Recent Posts

PRINTS: mensagens de celular furtado da delegacia onde detenta foi estuprada revela tratamento a outras presas em MT

Denúncia foi formalizada na Polícia Civil, Ministério Público e OAB. As conversas entre policiais revelam…

41 segundos ago

Eventos populares e religiosos movimentam Cuiabá no Carnaval; confira programação

A capital mato-grossense terá em fevereiro opções de grandes eventos para todos os públicos e…

3 minutos ago

Mato Grosso recebe fórum esportivo para fortalecer e capacitar entidades

Com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro, como a campeã mundial Magic Paula…

4 minutos ago

Operação combate ataques virtuais à diretoria de plano de saúde em Cuiabá e manda bloquear site

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (6), a terceira fase da Operação…

5 minutos ago

Poltrona inspirada na cultura indígena de MT vence prêmio internacional de design em Paris

Poltrona Ariranha, criada pela designer Maria Fernanda, homenageia a tradição indígena da aldeia Kaupüna, ligada…

5 minutos ago

Mulher é presa suspeita de comprar Tirzepatida de marca proibida pela Anvisa em MT

À polícia, ela contou que comprou de uma mulher de Goiás para fins estéticos e…

7 minutos ago