Protagonismo feminino no campo e desafios da violência: destaques da visita da primeira-dama de MT ao ShowSafra

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, marcou presença no evento ShowSafra Mulher, realizado na sexta-feira (28.03) na sede da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. Em sua participação, Virginia enfatizou o protagonismo feminino no agronegócio, destacando a importância do movimento das Agroligadas e o impacto das mulheres no setor.

“Sei o quanto essas mulheres trabalham, o quanto elas lutam e são guerreiras. Neste mês das mulheres, ter um evento como esse, com tanto potencial e com mulheres tão importantes divulgando suas ações, é algo que precisa ser levado ao mundo. Nunca vi nada igual, já fui em vários lugares, e Lucas do Rio Verde está de parabéns”, afirmou a primeira-dama.

Foto: Jana Pessoa

Acompanhada das senadoras Margareth Buzetti, Tereza Cristina (MS) e da secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazaretti, a primeira-dama de MT foi recebida pela primeira-dama Janice Ribeiro e o prefeito Miguel Vaz de Lucas do Rio Verde. “Agradeço a recepção e também a parceria da primeira-dama Janice que faz um excelente trabalho com o programa SER Família e do prefeito Miguel que é um grande parceiro do Estado”, agradeceu Virginia Mendes.

Foto: Jana Pessoa

Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família, do movimento MT Por Elas e da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, também abordou a luta contra a violência doméstica, um dos temas centrais de sua atuação. Ela expressou sua preocupação com a legislação penal brasileira, defendendo penas mais severas para crimes como feminicídio e estupro.

“A minha luta é pela defesa das mulheres. Precisamos de uma reforma na legislação para que os criminosos realmente paguem pelos seus atos. A senadora Margareth Buzetti fez um excelente trabalho ao conseguir a aprovação da lei de 40 anos de prisão, mas ainda considero que nossas leis são muito antigas. Diariamente, mulheres são vítimas de violência em todo o Brasil, e em nosso estado não é diferente”, pontuou.

Foto: Jana Pessoa

Virginia também mencionou casos recentes de feminicídio no estado, destacando a necessidade de leis mais rigorosas para inibir crimes contra mulheres. “É revoltante saber que criminosos conseguem redução de pena por bom comportamento ou com ajuda de advogados. Precisamos lutar para que a prisão perpétua seja uma realidade para casos de feminicídio, estupro e abuso infantil. Vamos para Brasília, somos a maioria e precisamos desse reforço para que o presidente faça isso acontecer. A lei é arcaica e precisa mudar”, defendeu a primeira-dama.

Virginia Mendes destacou o protagonismo das mulheres no agronegócio e a importância de iniciativas como o ShowSafra Mulher para valorizar e ampliar a atuação feminina no setor. “A mulher pode ser e estar onde ela quiser. Aqui temos um exemplo disso, com as mulheres dominando painéis e mostrando seu valor”, concluiu.

Foto: Jana Pessoa

O evento ShowSafra Mulher reuniu diversas lideranças femininas do agro e teve como objetivo promover debates e iniciativas que fortaleçam a participação da mulher no setor, demonstrando sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do país.

O Noroeste

Recent Posts

Rede Estadual de MT tem mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026

Aulas começam na próxima segunda-feira (2); pais que não confirmaram matrícula entram automaticamente na lista…

8 horas ago

Cordão Carnavalesco faz Centro Histórico virar festa em Cuiabá

Em fevereiro de 2026, a cultura popular toma conta do Centro Histórico de Cuiabá. E,…

8 horas ago

Atuação de Botelho garante entrega gratuita de títulos definitivos a famílias do Jardim Renascer em Cuiabá

Moradores do bairro Jardim Renascer viveram uma noite histórica na última sexta-feira (23), durante solenidade…

8 horas ago

Dilmar Dal Bosco acompanha entrega de retroescavadeira no PA Vale do Seringal, em Castanheira

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) esteve, no último dia 23, no município de…

8 horas ago

Lei de autoria de Fábio Tardin garante aos idosos o direito a contas impressas sem custo adicional

Pessoa idosa agora tem garantido o direito a receber demonstrativos de consumo de água, energia,…

8 horas ago

Mato Grosso registra mais de 40 mil raios no último fim de semana

De sábado (24) para domingo (25), o número de ocorrências teve um aumento de cerca…

8 horas ago