Categories: Variedade

Cordão Carnavalesco faz Centro Histórico virar festa em Cuiabá

Em fevereiro de 2026, a cultura popular toma conta do Centro Histórico de Cuiabá. E, nesse cenário, o Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer retorna às ruas com mais uma edição de seu carnaval de resistência, reafirmando que ocupar o centro é também um gesto de afeto, memória e futuro.

As saídas do Cordão acontecem nos dias 14 e 16 de fevereiro, a partir das 16h, com concentração na Praça Santos Dumont e dispersão na tradicional Praça da Mandioca, um dos maiores símbolos da cultura cuiabana.

Fundado em 2023, o Vem Quem Quer é formado por artistas, professores, produtores culturais, aposentados, moradores do Centro Histórico e foliões independentes que acreditam na rua como espaço de encontro, convivência e criação coletiva.

Mais do que um bloco carnavalesco, o grupo se consolidou como um movimento de valorização do patrimônio material e imaterial de Cuiabá, recolocando o Centro Histórico no centro da festa – e da cidade.

A folia é voltada a todos os públicos, com organização, segurança e estrutura que garantem conforto aos participantes. A programação inclui carro de som, músicos e cantores nos dois dias de festa. O evento é organizado pela Liga Carnaval Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado, e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, responsável pela oferta de serviços como segurança, mobilidade urbana, saúde e limpeza durante os dias de evento.

A programação também se fortalece por meio de parcerias que constroem, cotidianamente, a resistência cultural no Centro Histórico, como o Maracatu Buriti Nagô, o Bloco Devotas da Mandioca, o Centro Cultural Casa do Centro e o Centro Cultural Casa das Pretas. Em conjunto, esses coletivos transformam o carnaval em um ato político de alegria, pertencimento e ocupação popular.

Além da festa, o Vem Quem Quer integra um conjunto de ações culturais que já fazem parte do calendário afetivo da cidade, como o Arraiá Vem Quem Quer e o Mês do Patrimônio Caloroso. Essas iniciativas fortalecem a economia criativa, o turismo e o comércio local, reafirmando que o Centro Histórico está ativo e em uso.

O Noroeste

Recent Posts

Governador recebe comitiva da Itália para discutir investimentos e ampliar mercados nesta segunda-feira (4)

Autoridades italianas estão em Cuiabá para inaugurar a sede da Câmara de Comércio Italiana em…

15 minutos ago

Bancária de 40 anos morre após engasgar com chiclete durante culto em Cuiabá I MT

Danielle Santos Risse de Oliveira, de 40 anos, morreu após se engasgar com um chiclete…

21 minutos ago

Ananias confirma apoio de Flávio Bolsonaro a Wellington Fagundes e Medeiros em MT

Presidente do PL de Mato Grosso, secretário de governo em Cuiabá, Ananias Filho, reforçou à…

25 minutos ago

Criança de 3 anos morre com sinais de violência e padrasto é preso em Primavera do Leste I MT

O nome do suspeito não foi divulgado, mas, segundo a polícia, ele possui uma extensa…

28 minutos ago

Homem morre após ser esfaqueado e suspeito foge em Várzea Grande I MT

Rogner Ilarino da Silva, de 39 anos, chegou a ser socorrido ainda no local do…

31 minutos ago

Passageiro é assassinado e motorista de app é baleado em MT

Um homem foi encontrado morto na manhã de domingo (3), às margens da MT-235, próximo…

8 horas ago