Categories: FeaturedMT

Estudantes podem solicitar isenção na taxa do Enem I MT

Pessoas com registro no CadÚnico ou no programa Pé-de-Meia também se enquadram nos requisitos

Estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem pedir a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025. O prazo iniciou nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 25 de abril.

Entre os critérios para a isenção, o estudante terá que ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC, também se enquadram nos requisitos.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) observa que, independente do pedido de isenção, o estudante precisará fazer a inscrição para o Enem. Além disso, o candidato deve ficar atento às datas e aos documentos necessários para garantir a participação no processo.

O resultado do pedido de isenção será publicado no dia 12 de maio. Em caso de negativa, de 12 a 16 de maio o candidato poderá solicitar recurso. A divulgação final estará disponível no dia 22.

Justificativa de ausência

No mesmo período, o estudante também deve justificar a sua ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem no ano passado, precisa justificar caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo para realizar esse procedimento também será de 14 a 25 de abril.

Pré-Enem Digital MT

Na rede estadual de ensino, já passam de 25 mil estudantes inscritos para participar do Pré-Enem Digit@l MT, realizado pelo Governo de Mato Grosso. As aulas ocorrem tanto presenciais como online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da Rede Estadual selecionados para atuarem no projeto.

Assim como os outros anos, o Pré-Enem Digit@l MT terá simulados, aulões antes da prova do Enem, que ainda não tem data divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Outras novidades da edição 2025 do Pré-Enem Digit@l MT são as pílulas de conhecimento (dicas ENEM), fato ou fake (a verdade pela Ciência), jogos, oficinas de redação e entre outras ações que serão realizadas paralelamente às aulas regulares, não interferindo na rotina da escola.

Cada estudante inscrito receberá material específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os meses de curso, que vai de abril a novembro deste ano.

As atividades do Pré-Enem Digit@l MT estão sendo desenvolvidas em 13 municípios polo: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

O Noroeste

Recent Posts

Justiça reduz em 50% indenização à família de um dos jovens atropelados em frente a boate de Cuiabá

A Justiça ainda entendeu que, neste caso, a culpa é dividida entre a motorista Rafaela…

5 horas ago

Empresários têm 15 dias para desocupar área de antigo hospital de MT após decisão da Justiça

Caso não cumpram a decisão, poderá ser expedido mandado de reintegração forçada, com autorização para…

5 horas ago

Integrante de grupo que matou jovem recém-chegado da Bolívia na frente da mãe é preso em MT

A investigação apontou ainda que o amigo entregou a localização da vítima aos suspeitos. Outros…

5 horas ago

Homem de 63 anos morre eletrocutado enquanto trabalhava em retroescavadeira em MT

A vítima foi identificada como Juraci Pereira e recebeu a descarga enquanto ajustava uma peça…

5 horas ago

Piloto morre e irmão fica em estado grave após moto bater em poste em MT

Um adolescente de 16 anos morreu e o irmão gêmeo ficou em estado gravíssimo após…

5 horas ago

Governador autoriza concurso com 80 vagas para professor na Unemat

Certame vai recompor quadro efetivo da universidade e fortalecer ensino, pesquisa e pós-graduação em MT…

7 horas ago