Estudantes da rede estadual de ensino que estão concluindo o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo para o pedido começou nesta segunda-feira (14/04) e segue até o dia 25 de abril.
Para ter direito à isenção, é necessário que o candidato tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada. Também têm direito à gratuidade pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) alerta que, mesmo com o pedido de isenção aprovado, o candidato deverá realizar a inscrição no Enem dentro do prazo estabelecido pelo Inep. É fundamental acompanhar as datas e reunir a documentação exigida para garantir a participação no exame.
O resultado preliminar dos pedidos será divulgado no dia 12 de maio. Em caso de indeferimento, o prazo para apresentar recurso será de 12 a 16 de maio. A resposta final será publicada no dia 22 do mesmo mês.
No mesmo período, de 14 a 25 de abril, os estudantes que se inscreveram no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, deverão justificar a ausência caso desejem solicitar isenção para a edição de 2025. A justificativa deve ser acompanhada de documentos que comprovem o motivo da falta.
A Justiça ainda entendeu que, neste caso, a culpa é dividida entre a motorista Rafaela…
Caso não cumpram a decisão, poderá ser expedido mandado de reintegração forçada, com autorização para…
A investigação apontou ainda que o amigo entregou a localização da vítima aos suspeitos. Outros…
A vítima foi identificada como Juraci Pereira e recebeu a descarga enquanto ajustava uma peça…
Um adolescente de 16 anos morreu e o irmão gêmeo ficou em estado gravíssimo após…
Certame vai recompor quadro efetivo da universidade e fortalecer ensino, pesquisa e pós-graduação em MT…